logo

18/6/2015 08:35

Com Luxa, Cruzeiro quer espantar de vez 'fantasma do Mineirão' em 2015

Diferente dos dois últimos anos, quando time não foi derrotado nos primeiros 13 jogos que fez em casa, Raposa luta para voltar a ser temida no Gigante da Pampulha

Com Luxa, Cruzeiro quer espantar de vez fantasma do Mineirão em 2015
Trinca de vitórias com Luxemburgo pode fazer Cruzeiro voltar a ser temido no Mineirão (Fotos: Gualter Naves/Light Press)

Há quem diga que o Mineirão ficou mais sombrio depois do 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil, na Copa do Mundo. O Cruzeiro não tem nada a ver com isso. Considerando os 13 primeiros jogos de cada temporada, o Cruzeiro tem o pior rendimento em seus domínios, desde que o estádio foi reinaugurado, em 2013. O “fantasma do novo Mineirão” tem assombrado a equipe celeste na atual temporada.


Nas primeiras 13 partidas que fez em 2013 e 2014, o time não perdeu. Em 2015, já são três derrotas e cinco empates. Mas há uma luz no fim do túnel. A chegada de Luxemburgo dá esperança para o torcedor celeste. A boa fase, com três vitórias seguidas, que teve início no 1 a 0 sobre o Flamengo, no Mineirão, pode emplacar um recomeço positivo no Gigante da Pampulha, neste domingo, às 11h (de Brasília), pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

Nesta temporada, em 13 jogos, são cinco vitórias, cinco empates e três derrotas, aproveitamento de 46%. Em 2013, ano da reinauguração do Gigante da Pampulha, foram só vitórias, 100% de aproveitamento, em 13 partidas. Ano passado, o time começou muito bem: nenhuma derrota. Em 13 jogos, quatro empates e nove triunfos, quase 80% de aproveitamento.

O Mineirão vinha sendo um aliado e tanto para o Cruzeiro, nas últimas temporadas. Não que tenha deixado de ser, em 2015, mas a relação com os torcedores mudou. Nos anos do bicampeonato brasileiro, o número de sócios torcedores cresceu exponencialmente, mas o desmanche do time, montado por Marcelo Oliveira, desmotivou uma parte dos cruzeirenses. A média de público diminuiu.

O Gigante da Pampulha foi palco de partidas históricas para o Cruzeiro. A própria reinauguração foi com uma vitória, por 2 a 1, sobre o maior rival, o Atlético-MG. Jogos memoráveis contra Botafogo e Grêmio, em 2013, selaram a campanha incontestável do título nacional daquele ano. Se a taça do Brasileiro foi levantada em Salvador (contra o Vitória), em 2014, na última temporada foi a vez dos cruzeirenses soltarem o grito de campeão no Mineirão, contra o Goiás.


Último jogo do Cruzeiro no Mineirão marcou estreia de Luxemburgo e teve vitória sobre o Flamengo

Neste ano, o estádio foi palco de grandes decepções para o Cruzeiro. O time foi eliminado do Campeonato Mineiro, pelo Atlético-MG, nas semifinais. Na Libertadores, o revés acachapante para o River Plate, por 3 a 0, tirou do time celeste o sonho do tricampeonato da competição continental. Empates contra Ponte Preta, Caldense, Mamoré, além da derrota para o Tombense, no Estadual, também deixaram os torcedores com receio da força da Raposa dentro de seus domínios.

No entanto, a chegada de Vanderlei Luxemburgo deu outro ânimo para o elenco celeste. O professor, aliás, tem ótimas lembranças do Mineirão, onde conquistou a Tríplice Coroa, em 2003 (Mineiro, Copa do Brasil e Brasileiro). Desde o retorno do treinador, o Cruzeiro mantém 100% de aproveitamento. Foram três vitórias, contra Flamengo (na estreia, no Mineirão), Atlético-MG e Vasco. A boa fase evoca os bons momentos da equipe no Gigante da Pampulha, para que o time espante o fantasma que ronda o estádio em 2015.

2015 - Início do Cruzeiro no Mineirão:

Cruzeiro 1 x 1 Caldense
Cruzeiro 3 x 0 Boa
Cruzeiro 0 x 0 Huracán
Cruzeiro 1 x 1 Atlético-MG
Cruzeiro 1 x 1 Mamoré
Cruzeiro 1 x 2 Tombense
Cruzeiro 3 x 0 Mineros-VEN
Cruzeiro 1 x 2 Atlético-MG
Cruzeiro 2 x 0 Universitario Sucre
Cruzeiro 1 x 0 São Paulo
Cruzeiro 1 x 1 Ponte Preta
Cruzeiro 0 x 3 River Plate
Cruzeiro 1 x 0 Flamengo

2014 - Início do Cruzeiro no Mineirão:

Cruzeiro 1 x 0 URT
Cruzeiro 3 x 1 Villa Nova
Cruzeiro 2 x 0 América-MG
Cruzeiro 2 x 0 Guarani-MG
Cruzeiro 5 x 1 La U
Cruzeiro 4 x 0 Minas Futebol
Cruzeiro 2 x 1 Tupi
Cruzeiro 2 x 2 Defensor-URU
Cruzeiro 2 x 1 Boa Esporte
Cruzeiro 3 x 0 Real Garcilaso
Cruzeiro 0 x 0 Atlético-MG
Cruzeiro 1 x 1 Cerro Porteño
Cruzeiro 1 x 1 San Lorenzo

2013 - Início do Cruzeiro no Mineirão:

Cruzeiro 2 x 1 Atlético-MG
Cruzeiro 2 x 0 América TO
Cruzeiro 3 x 1 Tombense
Cruzeiro 2 x 1 Caldense
América-MG 1 x 4 Cruzeiro
Cruzeiro 5 x 0 Nacional-MG
Cruzeiro 1 x 0 Villa Nova-MG
Cruzeiro 2 x 1 Atlético-MG
Cruzeiro 4 x 0 Resende
Cruzeiro 5 x 0 Atlético-GO
Cruzeiro 3 x 0 Náutico
Cruzeiro 4 x 1 Atlético-MG

1284 visitas - Fonte: GloboEsporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Friendlies Clubs

Qua - 21:30 - -
X
Cruzeiro
Sao Paulo

Brasileiro

Dom - 16:00 - Alfredo Jaconi
0 X 1
Juventude
Cruzeiro