Mineirão receberá o seu primeiro "jogo das 11h" no Brasileirão (Foto: Douglas Magno)
Será, no mínimo, uma experiência nova para os torcedores mineiros. Implantado no último Campeonato Paulista e adotado também no Brasileirão 2015, o horário das 11 horas para jogos de futebol, aos domingos, terá o primeiro teste em Minas Gerais no próximo fim de semana, quando o Cruzeiro recebe a Chapecoense, no Gigante da Pampulha, pela oitava rodada da competição nacional.
Nas primeiras seis duelos realizados às 11h, a média de público foi de 19.972, número superior à média do campeonato, até a sexta rodada, que foi de 13.853 pagantes. A ideia da CBF é que pelo menos um jogo de cada rodada seja realizado aos domingos neste novo horário. A medida é semelhante a que ocorreu em outros anos no próprio Brasileirão, mas com os confrontos sendo agendados aos sábados, às 21h. No Paulistão deste ano, duas partidas (ambas do Palmeiras) foram realizadas neste horário, que está sendo testado pela CBF no Campeonato Brasileiro. O Verdão venceu XV de Piracicaba e Botafogo-SP, por 1 a 0, respectivamente, com média de público superior a 30 mil pagantes.
Para alguns atletas do Cruzeiro, o horário não será uma grande novidade. Surpreso e bem-humorado, o jovem Allano, recém-promovido das categorias de base, lembrou que alguns jogos no sub-20 acontecem pela manhã.
- Até eu fiquei assustado. Jogo às 11 horas da manhã, achei que era só na base (risos). Vamos ter um agora, contra a Chapecoense, no Mineirão. É se hidratar bem para encarar o sol forte e ir para cima deles - aconselhou o jogador cruzeirense.
O atacante Marquinhos nunca disputou uma partida nesse horário, desde que chegou ao profissional. Ele prefere focar no adversário, do que se preocupar com a adaptação à nova programação.
Marquinhos espera um Mineirão lotado contra a Chapecoense (Foto: Vinnicius Silva/Light Press)
- É difícil, pois é um horário que a gente nunca jogou. Não temos que nos preocupar com a hora do jogo, mas sim, com a nossa equipe para podermos fazer uma grande partida.
Além do novo horário de jogos no Mineirão, a partida contra a Chapecoense marca o reencontro do Cruzeiro com a torcida, no Gigante da Pampulha, após três vitórias seguidas na competição e dois confrontos consecutivos fora de casa. Desde a chegada do técnico Vanderlei Luxemburgo, que substituiu Marcelo Oliveira no comando do time, a Raposa venceu Flamengo, Atlético-MG e Vasco, deixando a zona de rebaixamento, onde estava com apenas um ponto, para ocupar a décima posição na tabela, com 10 pontos somados. Independentemente da hora marcada, Marquinhos espera o apoio da torcida em busca de mais um triunfo no Brasileirão.
- A gente espera reencontrar um Mineirão lotado. Somos mais fortes com o torcedor do nosso lado. Com eles nos apoiando, parece que nós ganhamos mais um jogador dentro de campo. Que eles venham e nós ajudem a fazer o espetáculo, para a gente conseguir mais uma vitória na competição.