10/6/2015 12:36
Em Brasília, clubes pedem apoio de ministro para assinar com atletas a partir dos 12 anos
Os gestores da base se reuniram com o ministro George Hilton nesta terça-feira
Enquanto o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, prestava esclarecimentos na Câmara sobre denúncias de corrupção, outro evento importante para o futebol acontecia nesta terça-feira, em Brasília: os clubes se encontraram com o ministro dos Esportes, George Hilton, para pedir a redução de idada do contrato de formação de 14 para 12 anos.
Eles foram representados pelos gestores da base André Figueiredo, do Atlético-MG, João Paulo Sampaio, do Palmeiras, e Klauss Câmara, do Cruzeiro.
No cenário atual, os times são impedidos pelo Ministério Público e pela Vara de Infância de alojarem garotos abaixo de 14 anos devido à acusação de trabalho infantil em diversos estados.
Mais do que isso, ficariam ainda protegidos contra o aliciamento de jovens jogadores antes do primeiro vínculo de amador.
"A recepção (do ministro) foi muito boa, tivemos bastante acesso, ele escutou a gente. Fizemos uma proposta dentro da formação que passa até mesmo pelo social e ele falou que se empenharia", afrimou André Figueiredo ao ESPN.com.br.
"O nosso carro-chefe é a diminuição da idade de formação de 14 para 12 anos. Hoje ele só pode ser alojado a partir dos 14. A Lei Pelé o considera menor aprendiz, mas, para conseguir essa mudança, seria preciso alterá-la, possivelmente através da MP que está sendo trabalhada nesse sentido", conclui.
Alguns clubes fecharam suas categorias menores por causa da perda de atletas de forma precoce.
Como não possuem qualquer acordo, não poderiam reclamar na Justiça.
879 visitas - Fonte: ESPN