Da Toca II
Maikyson Coelho
Às 18h30 deste sábado, no estádio Independência, Fábio entrará em campo pela 633ª vez com a camisa azul. No duelo diante do Atlético-MG, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, o goleiro conquistará um novo recorde pelo Maior de Minas e se igualará ao ex-atleta Zé Carlos como o jogador que mais vezes atuou pelo Cruzeiro.
Atual capitão do time celeste, Fábio chegou ao Clube em 1999, tendo saído para o Vasco-RJ no ano seguinte e depois retornado ao tetracampeão brasileiro em 2005. Dessa data em diante, o arqueiro conquistou seu espaço na equipe e tornou-se um dos maiores ídolos da torcida estrelada.
"São muitos jogos e muitos anos me dedicando dentro de campo e fora dele também. Além das partidas, ainda existem as concentrações, as viagens e os treinamentos. Fico feliz pelos momentos que vivenciei aqui e todos eles foram importantes para a minha vida. Guardo tudo com carinho, desde o primeiro jogo no Cruzeiro, que foi em um amistoso em 2000, no qual tive a oportunidade de participar e de entrar no Mineirão pela primeira vez com essa camisa", relembrou o atleta, se referindo à vitória do Cruzeiro sobre o Universal-RJ, por 2 a 0, disputada em quatro de março do ano 2000.
Depois de celebrar a marca e reviver o passado vitorioso, a muralha azul comentou sobre o atual momento da agremiação cinco estrelas. Após a chegada de Vanderlei Luxemburgo, qeu assumiu o comando do elenco celeste no início da semana, a Raposa obteve sua primeira vitória no Brasileirão, ao vencer o Flamengo, por 1 a 0, no Mineirão.
Apesar do triunfo, o Maior de Minas ainda ocupa a 14ª colocação na tabela de classficação do certame. Diante disso, o goleiro afirmou que o novo técnico já passou muitas informações para o grupo e que colocá-las em campo neste fim de semana será de extrema importância, tendo em vista a obtenção dos três pontos na casa do adversário.
"Ele (Luxemburgo) tem muita experiência em jogos assim e já nos passou muita coisa nesses dois dias de treinamento. Estamos assimilando a forma de ele trabalhar e espero que possamos colocar isso em prática neste clásico tão importante, no qual precisamos vencer para recuperar pontos que deixamos de ganhar dentro do Mineirão. Temos que alcançar novas vitórias para voltar a brigar no topo do Campeonato Brasileiro", completou.
Confira a lista dos jogadores que mais atuaram pela Raposa:
1. Zé Carlos – 633 jogos
2. Fábio – 632 jogos
3. Dirceu Lopes – 610 jogos
4. Piazza – 566 jogos
5. Raul – 557 jogos
6. Eduardo Amorim – 556 jogos
7. Vanderlei – 538 jogos
8. Joãozinho – 485 jogos
9. Palhinha – 457 jogos
10. Ademir – 442 jogos
Foto: Gualter Naves/Light Press