5/6/2015 13:47
Clássico marca estreia de Levir e Luxemburgo no confronto direto comandando Atlético e Cruzeiro
Treinadores vão se encontrar pela primeira vez no clássico do futebol mineiro
Apesar da longa carreira e das várias passagens pelo futebol mineiro, os técnicos Levir Culpi e Vanderlei Luxemburgo vão se encontrar pela primeira vez no clássico Atlético e Cruzeiro neste sábado, no Independência. O confronto será às 18h30, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador atleticano tem mais presença nesses jogos: são 38 partidas em suas quatro passagens pelo Galo e três pela Raposa. O comandante cruzeirense, que reestreou no time celeste na vitória sobre o Flamengo por 1 a 0, quarta-feira, no Mineirão, comandou apenas seis duelos nas experiências anteriores pelas duas equipes.
Levir Culpi e Vanderlei Luxemburgo, no entanto, têm longo histórico pessoal em disputa de títulos. Na final da Copa do Brasil de 1996, Levir, liderando o Cruzeiro, surpreendeu o Palmeiras de Luxemburgo, com seu poderoso ataque. Depois do empate por 1 a 1 no Mineirão, a Raposa venceu por 2 a 1 no Parque Antártica.
Vanderlei Luxemburgo não demorou para dar o troco. Na decisão do Campeonato Brasileiro de 1998, à frente do Corinthians, já como técnico da Seleção Brasileira, ele derrotou o Cruzeiro de Levir. Empatou no Mineirão por 2 a 2 e no Morumbi por 1 a 1, ganhando o terceiro jogo, também no estádio do São Paulo, por 2 a 0.
Outro triunfo do atual treinador do Cruzeiro sobre o atleticano não envolveu nenhum dos dois times grandes de Minas. No Brasileiro de 2004, Luxemburgo levou o Santos ao título – sua última conquista expressiva, exceto estaduais –, enquanto Levir teve de se contentar com o vice do Atlético-PR, depois de tropeços na reta final da segunda edição dos pontos corridos.
A partir deste sábado, os dois treinadores escrevem mais um capítulo desse embate particular. Luxemburgo ainda está começando seu trabalho na Toca da Raposa, e o triunfo sobre o Flamengo por 1 a 0, quarta-feira, no Mineirão, em sua estreia, foi importante por isso. “A vitória te traz tranquilidade. Percebemos que alguns erros eram pela intranquilidade da equipe. A vitória vem e você começa a relaxar”, aponta o treinador.
Luxemburgo conhece bem a importância da partida de amanhã contra o Atlético: “O clássico está inserido no campeonato, mas é claro que a rivalidade vai aflorar. É uma competição à parte, dentro do contexto do campeonato”.
MARCAS
Do outro lado, Levir Culpi sustenta longa história pelos dois maiores rivais de Minas. Com 255 partidas no comando do alvinegro, ele está a dois jogos de igualar a marca de quando dirigiu o Cruzeiro – foram três passagens, em 1996, 1998 a 1999 e 2005. Como conhecedor do duelo, sabe que os dois times se equivalem, mas entende que o fator casa será fundamental para o Galo buscar os três pontos. “Temos agora um jogo da torcida, é o clássico contra o Cruzeiro, que qualquer resultado pode ocorrer. Queremos jogar bem de novo e contamos com o apoio do torcedor. Todos juntos no Independência, temos de repetir as boas atuações.”
Ele convive com o momento de tranquilidade no Atlético, que aparece entre os quatro primeiros e vem embalado pela goleada sobre o Avaí por 4 a 1, em Florianópolis. O treinador está satisfeito com o desempenho e observa que, a cada vitória, o time ganha mais força: “Se virmos as estatísticas, estamos bem, sobretudo no quesito ofensivo. Estamos criando chances e isso dá confiança, principalmente quando vemos que a bola vai entrando. Tomara que a gente se mantenha equilibrado durante os jogos”.
870 visitas - Fonte: Super Esportes