5/6/2015 12:11
'Time dos pesadelos' no Brasileiro tem defesa do Flamengo e ataque do Vasco
MOSAICO - VASCO.COMBR E FLA IMAGEM
Ataque vascaíno e defesa flamenguista deixam a desejar até aqui no Brasileiro
Após cinco rodadas do Campeonato Brasileiro, Vasco e Flamengo fazem campanhas decepcionantes e estão na zona do rebaixamento. 18º e 19º colocados, respectivamente, os cariocas têm sofrido até aqui por motivos bem distintos: enquanto os cruzmaltinos penam com o pior ataque da competição, os rubro-negros têm a defesa mais vazada.
Paulo Vitor; Pará, Wallace, Samir e Anderson Pico; Jonas, Márcio Araújo e Júlio dos Santos; Dagoberto, Gilberto e Rafael Silva. Essa seria a combinação entre Fla e Vasco, derrotados no meio da semana, que formaria o ‘time dos pesadelos' da Série A.
Com dez gols sofridos, a defesa do time da Gávea é a pior do Brasileiro até aqui. Nenhum time da competição tem uma retaguarda que é tão fácil de se vazar, como mostram os números da Footstats. Em média, o Flamengo sofre um gol a cada 5,7 finalizações dos adversários, contra uma marca geral de 11,1 do torneio. No caso do Goiás, essa proporção é de 28,5 finalizações por gol sofrido.
Mesmo assim, a preocupação da diretoria não parece ser o setor defensivo. O clube acabou de pagar uma fortuna para tirar o peruano Guerrero do Corinthians, e todas as especulações de contratações são do meio para frente, como Elias, Ganso e Renato Augusto. Já o zagueiro Samir, revelação do clube, está perto de ser negociado..
O Vasco tem como maior defeito o oposto do rival. Até o momento, a equipe conseguiu o incrível feito de ter marcado apenas um gol na competição (divide com o lanterna Joinville o pior ataque do certame). Já a defesa vinha se portando relativamente bem até a derrota por 3 a 0 para a Ponte Preta.
O problema não é a criação, já que o time de Doriva é o 9º que mais finaliza, mas a pontaria. No quesito, o time vascaíno é o pior disparado, com apenas 28,8% de aproveitamento, sempre segundo a Footstats. Das 59 até agora, apenas 17 foram no alvo.
Gilberto, principal centroavante da equipe, é dono de 14 destes chutes, mas apenas quatro deles na meta, praticamente espelhando do desempenho do elenco, com 28,6% no aproveitamento. Já Dagoberto, um dos principais reforços do time, acertou todas as suas finalizações, mas foram míseras três nas quatro vezes que entrou em campo.
924 visitas - Fonte: ESPN