Vanderlei Luxemburgo tem a missão de acabar com dois tabus no clássico (Foto: Gualter Naves)
Vanderlei Luxemburgo é um técnico calejado, experiente. Cabe a ele, a missão de impedir a continuidade de um incômodo tabu para os cruzeirenses. Há onze jogos o Cruzeiro não vence o Atlético-MG, e o time celeste ainda não bateu o Galo dentro no Independência, desde a reinauguração do estádio. Para os aficionados por números, o treinador sai em desvantagem quando o assunto é o clássico mineiro. Foram seis jogos, com três derrotas, um empate e apenas duas vitórias, com 38,8% de aproveitamento. Em um dos duelos, quando treinava a equipe alvinegra em 2010, foi ironizado pela torcida cruzeirense e respondeu com uma “banana” para a torcida.
Será o primeiro clássico de Vanderlei no estádio Independência. O Cruzeiro ainda não bateu o Atlético-MG, no Horto, desde que o estádio foi reaberto, em 2012. Mas o comandante celeste não convive com esta mística. Dos seis clássicos que disputou, cinco foram no Mineirão e, apenas um na Arena do Jacaré. Luxemburgo será o responsável por tentar encerrar outro tabu: há onze jogos a Raposa não derrota o alvinegro, a última vitória celeste foi pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2013, pelo placar de 4 a 1, após a conquista da Libertadores, pelo Atlético-MG.
Ainda sem muito tempo para treinar o time, Luxemburgo tenta conduzir o Cruzeiro na base da motivação. O treinador acredita que o time celeste deve estar atento e ligado para jogar a partida deste sábado, contra o Galo, no Independência, às 18h30 (de Brasília), pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. - Temos que jogar um clássico, com a intensidade que se tem jogar um clássico.
Os cruzeirenses não escondem a idolatria pelo atual treinador. Luxemburgo foi o comandante de um dos times mais mágicos da história do clube. Sob a batuta do maestro Vanderlei, o Cruzeiro de 2003 conquistou a Tríplice Coroa (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro), com atuações que encantaram o Brasil. No entanto, a passagem do técnico pelo rival, o Atlético-MG, em 2010 abalou a unanimidade do nome dele entre os cruzeirenses.
Como treinador do Cruzeiro, o retrospecto em clássicos é ótimo. Luxemburgo perdeu apenas o primeiro clássico, pelo Campeonato Brasileiro de 2002. Em 2003, o treinador venceu o Atlético-MG por 4 a 2, no Campeonato Mineiro, vitória que levou o time celeste ao título de campeão estadual invicto, naquele ano. Pelo Brasileiro, um empate sem gols no Mineirão, no primeiro turno, e uma vitória por 1 a 0, no jogo da volta, com o mando do Galo.
O episódio da "banana"
Vanderlei Luxemburgo disputou dois clássicos comandando o Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini)
Em 2010, Luxemburgo assumiu o comando do Atlético-MG. Viriam mais clássicos por aí. Parte da torcida do Cruzeiro estava engasgada com a decisão de um dos maiores técnicos da história celeste estar defendendo o rival. No primeiro confronto entre as duas equipes, pelo Campeonato Mineiro, a Raposa levou a melhor, vencendo a partida por 3 a 1. Os cruzeirenses não perderam a oportunidade de ironizar o treinador.
- Ah, é Luxemburgo! Ah, é Luxemburgo!
Irritado, o treinador se voltou para os torcedores, fazendo um gesto que seria uma “banana” para os cruzeirenses. O então comandante do Galo negou que o ato foi para provocar a torcida adversária. Na época, ele disse que bateu no braço para mostrar que tinha sangue na veia e profissionalismo. Nas declarações após a partida, Luxemburgo ainda provocou, dizendo que o time celeste não havia ganhado nada desde que ele deixou a Toca da Raposa, em 2004. No reencontro com o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro, Vanderlei perdeu de novo, desta vez por 1 a 0, na Arena do Jacaré.
Confira a lista de clássicos mineiros disputados por Luxemburgo:
Comandando o Cruzeiro
20/10/2002 - Cruzeiro 1 x 2 Atlético-MG – Campeonato Brasileiro 2002 - Mineirão
15/02/2003 – Cruzeiro 4 x 2 Atlético-MG – Campeonato Mineiro 2003 – Mineirão
15/06/2003 - Cruzeiro 0 x 0 Atlético-MG – Campeonato Brasileiro 2003 – Mineirão
12/10/2003 – Atlético-MG 0 x 1 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro 2003 – Mineirão
Comandando o Atlético-MG
20/02/2010 – Atlético-MG 1 x 3 Cruzeiro – Campeonato Mineiro 2010 – Mineirão
01/08/2010 – Atlético-MG 0 x 1 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro 2010 – Arena do Jacaré