Allano estreou pelo Cruzeiro, contra o Flamengo (Foto: Gualter Naves / Light Press)
Quem viu o meia Allano entrar no segundo tempo da vitória do Cruzeiro sobre o Flamengo, por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Mineirão, não imagina que, há menos de um ano, o jovem carioca procurava emprego numa farmácia do Rio de Janeiro, com o sério propósito de largar o futebol. Revelado nas categorias de base do Botafogo, Allano já havia sido emprestado a Corinthians e Avaí, mas, por questões disciplinares, não havia se firmando em nenhum dos três clubes. Sem chances no Botafogo, acabou desistindo da carreira de jogador. Mas antes que a decisão fosse concretizada, recebeu um convite que mudaria sua vida.
Allano se destacou num jogo entre Cruzeiro e Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2013, no Rio Grande do Sul, e chamou a atenção dos dirigentes mineiros. Logo foi promovido aos profissionais do Fogão, mas os constantes atrasos e faltas aos treinos fizeram com que ele fosse emprestado ao Avaí. Antes, já havia passado um tempo no Corinthians, quando ainda era Sub-17, pelo mesmo motivo. Em Santa Catarina, não conseguiu se afastar dos problemas extracampo e, mesmo sendo considerado um jogador de talento único, voltou ao Rio de Janeiro. Cansados dos constantes atos de indisciplina de Allano, os dirigentes do Botafogo deixaram o jogador treinado à parte, o que acabou levando o jogador a pensar em parar de jogar.
Márcio Rodrigues da Silva e Bruno Vicintin, responsáveis pela base do Cruzeiro, ainda tinham em mente as atuações de Allano em 2013 e, por isso, foram atrás do jogador. O papo com Allano foi reto, sem rodeios. O Cruzeiro ia assinar um contrato de três meses com o meia. Se ele tivesse bom comportamento fora do campo, o compromisso seria estendido por um período maior.
Logo na estreia com a camisa azul, Allano mostrou a que veio. O Cruzeiro venceu o Araxá, pelo Campeonato Mineiro, por 3 a 0, com um gol dele e duas assistências. Campeão e melhor jogador da competição, e com a cabeça no lugar, Allano viu os diretores do Cruzeiro cumprirem a promessa e oferecerem um contrato para ele.
Profissional
Considerado pelos funcionários da Toca da Raposa, um dos maiores talentos que já passaram pela base do clube, Allano chamou a atenção do técnico Marcelo Oliveira, que ia esperar o fim do Campeonato Brasileiro Sub-20 deste ano para integrar Allano definitivamente aos profissionais. A saída de Marcelo e a chegada de Vanderlei Luxemburgo fizeram com que os planos fossem antecipados. Allano foi relacionado para a partida desta quarta-feira, contra o Flamengo.
Allano foi um dos destaque da base do Cruzeiro no último Campeonato Brasileiro sub-20 (Foto: Reprodução/SporTV)
Aos 24 minutos do segundo tempo, quando o jogo estava 0 a 0, Allano entrou no lugar de Willian e não se abalou por estrear num dos maiores clássicos do futebol brasileiro. O jovem mostrou personalidade e tranquilidade e ajudou o Cruzeiro a vencer por 1 a 0, com um gol do zagueiro Manoel.
Allan tira selfie com conjunto completo de uniforme do Cruzeiro (Foto: Arquivo Pessoal)
O técnico Vanderlei Luxemburgo disse após o jogo que ouviu falar muito bem de Allano, por isso confiou no jovem jogador, mesmo sem tê-lo visto treinar sequer uma vez. O meia agradeceu a oportunidade e acha que deu conta do recado.
- Venho trabalhando na base para isso, surgiu a oportunidade, aproveitei e acho que agradei o treinador. Deus me abençoou e nos honrou com este gol no finalzinho.
Talento para se destacar e continuar recebendo chances Allano tem. Resta agora manter a cabeça no lugar para ter o futuro brilhante que muitos apostam que ele terá. E que, por muito pouco, quase foi abortado.