A temporada de 2025 do Cruzeiro começou com muitas viagens. Depois de ir e voltar dos Estados Unidos, onde realizou parte da pré-temporada, a delegação celeste tem mais um deslocamento para cumprir. De acordo com levantamento da Itatiaia , o clube percorrerá quase 15 mil quilômetros para cumprir sua agenda inicial de jogos neste ano. Nesta terça-feira (21), jogadores, membros da diretoria e comissão técnica embarcarão para Brasília, onde o Cruzeiro enfrentará o Athletic, pela segunda rodada do Campeonato Mineiro. O time de São João del-Rei vendeu o mando de campo para uma empresa do Centro-Oeste, e, por isso, a partida será realizada no estádio Mané Garrincha, na Capital Federal, nesta quarta-feira (22), às 19h.
Quilômetros rodados em menos de 20 dias A reportagem destrinchou todos os trajetos realizados pelo Cruzeiro até aqui em 2025. A começar pela viagem de ida à América do Norte. A primeira “perna” da delegação celeste foi entre Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, até a cidade de Tampa, nos Estados Unidos. Em voo, a distância percorrida pela delegação cruzeirense entre os dias 5 e 6 de janeiro foi de 6740 quilômetros . Ao chegar em Tampa, o Cruzeiro se deslocou por mais 74 quilômetros para ficar em Bradenton, município onde está localizado o IMG Academy, centro de treinamento que recebeu a equipe para nove dias de pré-temporada.
Ida para Orlando No dia 14 de janeiro, véspera do primeiro amistoso em solo norte-americano, contra o São Paulo, o grupo azul viajou de ônibus mais 246 quilômetros para chegar até Orlando, cidade-sede das partidas amistosas realizadas nos Estados Unidos. Até dia 18 de janeiro o Cruzeiro permaneceu em Orlando, onde empatou em 1 a 1 com o São Paulo (no dia 15 de janeiro) e em 0 a 0 com o Atlético, no segundo clássico mineiro fora do Brasil.
Volta ao Brasil A delegação do Cruzeiro, logo após a partida contra o arquirrival, realizada no último sábado (18), fez o trajeto de volta entre Estados Unidos e Brasil, já que tinha compromisso nesse domingo (19), contra o Tombense, pela estreia do Campeonato Mineiro. A Raposa venceu o jogo por 1 a 0, mesmo com toda a dificuldade pelas viagens. Nesse percurso, somou-se mais 6731 quilômetros apenas em movimentações entre os países e rotas locais no exterior, contabilizando 13.791 quilômetros rodados em 15 dias.
“O calendário a gente tem que enfrentar. Se pudéssemos ter mais tempo de treinamento, de se recuperar, entrar em forma o mais rápido possível, seria melhor. Foi assim, a nossa estreia (no Campeonato Mineiro) foi logo após uma viagem desgastante”, disse Matheus Henrique, após a vitória em cima do Tombense.
Mais uma viagem Depois de toda essa saga, o Cruzeiro somará mais tempo viajando em janeiro. O clube percorrerá outros 1184 quilômetros pelo trajeto de ida e volta à cidade de Brasília, no Centro-Oeste brasileiro. Com isso, apenas nos 23 dias de 2025, o Cruzeiro terá percorrido 14975 quilômetros para realizar os quatro jogos até aqui.
“Vou reclamar de novo do calendário, porque não tem a mínima lógica jogar nos EUA ontem, clássico, e chegar hoje no hotel às 10h da manhã para poder jogar no mesmo dia. Os Jogadores estão de parabéns pela superação”, disparou Diniz, em entrevista coletiva no Mineirão, após o Cruzeiro vencer o Tombense, na estreia do Mineiro.
Deslocamentos do Cruzeiro em quilômetros no mês de janeiro: Voo de Belo Horizonte até o aeroporto de Tampa, nos Estados Unidos: 6740 km; De Tampa até Bradenton em via terreste: 74 km; De Bradenton até Orlando em via terrestre: 245,8 km; Voo de Orlando até o aeroporto de Confins: 6731 km; Distância em voo de Confins até Brasília 592 km; Distancia em voo de Brasília até Confins: 592 km