Vanderlei conversou com o elenco na manhã desta quarta-feira (Foto: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)
Vanderlei Luxemburgo não é de medir as palavras. Com 63 anos e muita experiência nos campos, ele falou pela primeira vez como o novo treinador do Cruzeiro. E, em cerca de 20 minutos de entrevista coletiva, soltou suas pérolas. O substituto de Marcelo Oliveira fez uma analogia com Alex Ferguson, ex-comandante do Manchester United, brincou com a possível chegada de Robinho, reafirmou que seu time de coração é o Flamengo e cobrou comprometimento do elenco cruzeirense. Confira as frases mais marcantes da entrevista.
01
FERGUSON X LUXA?
Alex Ferguson foi treinador do Manchester United durante 27 anos (Foto: Reuters)
Perguntado se vive a pior fase da carreira de treinador, Luxemburgo se irritou e fez uma comparação com o ex-técnico inglês, que ficou 27 anos no comando do Manchester United. Ele quis dizer que a cultura do futebol brasileiro é de não valorizar o histórico do comandante.
- Não dá para mensurar a capacidade do técnico pelo momento. O Alex Ferguson ficou tanto tempo no Manchester United e ganhou só duas Champions. O Luxemburgo tem que ganhar título todo ano Brasil - ironizou.
02
SOU FLAMENGO, MAS SOU CRUZEIRO
Luxemburgo não esconde que seu clube do coração é o Flamengo (Foto: Getty Images)
O treinador disse que sua história no Flamengo ficou para trás, depois que foi desligado do clube carioca, no último dia 25 de maio. Luxemburgo alegou que não tem motivo para falar do ex-clube, já que agora o pensamento é só no Cruzeiro. No entanto, horas antes da partida contra o Rubro-Negro pelo Brasileirão, reafirmou que seu clube de coração é o adversário desta quarta.
- Eu não vou jogar contra o Flamengo, porque hoje eu sou Cruzeiro. O Flamengo ficou para trás, todo mundo sabe que eu sou rubro-negro, e não quero ser questionado sobre isso.
03
MOTIVAÇÃO PARA RESSUSCITAR
Depois de uma longa conversa com o elenco, Luxemburgo disse, em uma frase, que as eliminações no Mineiro e na Libertadores não vão atrapalhar o Cruzeiro a avançar no Brasileirão. Para o torcedor que começava a ficar pessimista em 2015, o recado foi direto:
- O ano não está morto - decretou o treinador.
04
NÃO INCOMODA O RAPAZ
Sobre reforços, Luxemburgo foi político. Não quis fazer um pedido público de contratações, em respeito aos jogadores do elenco atual. No entanto, ao falar de Robinho, que esteve nas pretensões do Cruzeiro, o treinador brincou e disse que não teve tempo de conversar com o jogador por causa da ida a Belo Horizonte.
- Acordei às 5h da manhã, não deu tempo de ligar para ele - disse.
Luxemburgo tem boa relação com Robinho (Foto: Lucas Baptista / Futura Press / Estadão Conteúdo)
05
SÓ QUER OS COMPROMETIDOS
Vanderlei disse que o primeiro trabalho é mexer com psicológico dos jogadores. O treinador deu a entender que quer ver o comprometimento dos jogadores dispostos a participar do projeto do Cruzeiro.
- O importante é que a maior mudança tática é a mudança de comportamento. No Cruzeiro o jogador tem que querer estar aqui, tem que se incomodar com a situação.