3/6/2015 13:48
Luxemburgo cita Ferguson e Mourinho para questionar críticos: 'Não deixei de ser bom'
Luxemburgo ao lado do presidente Gilvan
Demitido do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo chega para substituir o bicampeão brasileiro Marcelo Oliveira no Cruzeiro sem dar atenção às críticas. Nesta quarta-feira, em sua apresentação na Toca da Raposa, o técnico valorizou sua trajetória no futebol, citando até Alex Ferguson e José Mourinho.
"Não vou conseguir que vocês (jornalistas) não me perguntem sobre isso. Essa é a cultura no Brasil. Vocês mensuram pelo momento e esquecem da história. Eu nunca deixei de ser. Com todo respeito às perguntas, que perguntassem ao Ferguson porque, em 30 anos só ganhou duas Champions", disse.
"Agora, o Luxemburgo tem que ganhar tudo sempre. E o Mourinho há quanto tempo também não ganha uma Champions. Não deixei de ser bom profissional. É o resultado que não apareceu", seguiu o técnico, lembrando que o atual técnico do Chelsea ganho a Champions pela última vez em 2010.
Desde o título europeu há cinco anos, Mourinho passou por Real Madrid e Chelsea, onde conquistou os campeonatos Espanhol e Inglês, a Copa do Rei e a Copa da Liga Inglesa. Já Ferguson, em 26 anos de Manchester United, foi bicampeão da Champions e faturou 13 vezes o Inglês, fora as Copas nacionais.
O último título de Luxemburgo foi o Campeonato Carioca de 2011, com o Flamengo. Sua última conquista nacional foi o Brasileiro de 2004, com o Santos. Na primeira passagem pelo Cruzeiro, em 2003, o técnico faturou a Tríplice Coroa, com o Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileiro.
O treinador ainda voltou a citar técnicos estrangeiros ao perguntar sobre sua atuação como manager, responsável também por tratar sobre contratações de jogadores.
"Sempre colaborei, não existe porque não dar um telefonema. Sempre com a anuência do dirigente. Mas esse negócio no Brasil, vocês não deixam. Pode permitir Mourinho, Ferguson ser, mas aqui tem que se preocupar só com o campo. Lá, todo mundo acha legal os managers; aqui, quer roubar, quer fazer isso, aquilo e não tem conhecimento de gestão", desabafou.
"Cheguei ao Cruzeiro para ser técnico", garantiu Luxemburgo, que ainda teve que responder se já teve tempo, por exemplo, para repetir as ligações para o atacante Robinho, do Santos, como já disse que havia feito nos tempos de Flamengo. "Pô, acabei de chegar, não tive tempo não", brincou.
Nesta quarta-feira, às 22h, no Mineirão, o Cruzeiro recebe o Flamengo, justamente o ex-clube de Luxemburgo. O ESPN.com.br acompanha em tempo real.
963 visitas - Fonte: ESPN