Luxemburgo teve ano marcante no Cruzeiro, em 2003, com três títulos (Foto: Futura Press)
Luxemburgo está de volta ao Cruzeiro, 11 anos depois. Desde a saída da Raposa, em fevereiro de 2004, muita coisa aconteceu na carreira do treinador, que chegou a comandar o galáctico Real Madrid, entre 2004 e 2006. Entre 2004 e 2015, Vanderlei conquistou seis títulos: um Campeonato Brasileiro, pelo Santos em 2004, e cinco competições estaduais. Em 2010, o treinador teve uma passagem pelo Atlético-MG. Em sua primeira passagem pelo Cruzeiro, Luxemburgo disputou 107 jogos, com 68 vitórias, 22 empates e 17 derrotas, com um aproveitamento de 70,4%, de aproveitamento.
O treinador chegou ao Cruzeiro em agosto de 2002, após deixar o comando do Palmeiras, e quase classificou o time celeste para as oitavas de final do Campeonato Brasileiro daquele ano (última vez em que o Brasileirão foi disputado pelo sistema de mata-mata, após uma fase classificatória). No ano seguinte, Luxemburgo marcou seu nome na história do Cruzeiro, comandou a Raposa na conquista do Campeonato Mineiro, de forma invicta, da Copa do Brasil, sobre o Flamengo, e do primeiro Campeonato Brasileiro de pontos corridos.
Em 2004, Luxemburgo começou mal a temporada, no Campeonato Mineiro e Libertadores, e deixou o comando do time celeste após um empate sem gols contra o Uberaba, no final de fevereiro. Na sequência, o Cruzeiro foi eliminado da Libertadores para o Deportivo Cáli, da Colômbia.
Depois do Cruzeiro, Luxemburgo retornou para o Santos, aonde conquistou o Campeonato Brasileiro. Em dezembro do mesmo ano, o treinador atingiu o ápice de sua carreira. Foi convidado para treinar o Real Madrid, na Espanha. O time dos galácticos tinha craques como os brasileiros Ronaldo e Roberto Carlos, Zinedine Zidane, o português Figo, David Beckham e Michael Owen. O treinador não se adaptou na equipe espanhola, esbarrando em dificuldades como a língua, e acabou deixando o clube menos de um ano depois.
Retornou para o Santos, onde foi campeão paulista, em 2006 e 2007. Luxemburgo também conquistou a vaga do Peixe na Libertadores de 2007. Depois, ele assumiu o Palmeiras, onde conquistou o Campeonato Paulista de 2008. O técnico foi chamado novamente para comandar o alvinegro praiano, em 2009, mas não levantou nenhuma taça. No ano seguinte, o treinador foi contratado pelo Atlético-MG.
Passagem pelo rival
A última passagem do treinador por Belo Horizonte, foi justamente no rival do Cruzeiro. Em 2010, Luxemburgo foi a aposta do presidente Alexandre Kalil para o Atlético-MG. Após uma boa campanha do seu antecessor, Celso Roth, no Campeonato Brasileiro, Vanderlei assumiu o Galo e começou o ano com o título estadual, conquistado sobre o Ipatinga. A campanha no Campeonato Brasileiro foi irregular e o treinador foi demitido após a derrota para o Fluminense, por 5 a 1, em setembro.
Luxemburgo fraturou a perna e precisou usar até cadeira de rodas no Galo (Foto: Bruno Cantini/CAM)
A trajetória de Luxemburgo no Galo foi marcada por um episódio curioso. Em um treinamento corriqueiro, ao participar de um rachão, ele errou um chute e fraturou a perna, em junho. O técnico teve dificuldades de comandar os trabalhos na Cidade do Galo, por causa da pouca mobilidade com muletas e cadeira de rodas. O próprio Vanderlei atribuiu a irregularidade, no fim de sua passagem pelo Atlético-MG, à contusão.
Cinco anos e um título
Na sequência, Vanderlei Luxemburgo foi para o Flamengo, onde conseguiu conquistar o Campeonato Carioca de 2011 e uma vaga para a Libertadores de 2012. No ano seguinte, o treinador foi buscar uma experiência diferente, fora do Sudeste. O último time que o técnico havia treinado, fora dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, havia sido o Paraná, em 1995. Então, ele aceitou o desafio de comandar o Grêmio. No tricolor gaúcho, ele não conseguiu conquistar nenhum título, mas levou a equipe à disputa da Libertadores, de 2013. Na competição continental, o treinador se envolveu em uma confusão na partida contra o Huachipato, no dia 18 de abril.
O treinador se dirigiu ao árbitro e acabou se envolvendo em uma briga com a comissão técnica do time rival. Para evitar a briga, Luxemburgo tentou correr, mas tropeçou e caiu no gramado, sendo agredido pelos jogadores chilenos.
Depois, o treinador teve uma passagem discreta pelo Fluminense, onde não conquistou nenhum título. Na sequência, Luxemburgo assumiu o Flamengo, onde conseguiu tirar o Rubro-Negro da zona de rebaixamento, no Campeonato Brasileiro. O treinador deixou a equipe carioca na última semana, alegando que a diretoria “não entendia de futebol”.
Luxemburgo foi demitido pela diretoria do Flamengo na semana passada (Foto: Jamira Furlani/Avaí FC)