Marcelo Oliveira foi demitido do Cruzeiro após mais de dois anos no comando do clube
Com a demissão de Marcelo Oliveira do comando do Cruzeiro, apenas um treinador dos 12 clubes ‘gigantes' do Brasil está no cargo desde o ano passado: Levir Culpi, do Atlético Mineiro, passou a ser o técnico mais longevo entre as principais equipes do país.
Levir assumiu o comando do time mineiro em 24 de abril de 2014 com a missão de substituir Paulo Autuori. Desde então, o treinador acumula os títulos da Copa do Brasil e Recopa Sul-Americana de 2014, além do Campeonato Mineiro deste ano.
Depois dele, uma leva de cinco treinadores iniciou o trabalho em seus respectivos clubes em janeiro deste ano: Aguirre (Internacional), Doriva (Vasco), Oswaldo Oliveira (Palmeiras), René Simões (Botafogo) e Tite (Corinthians).
Levir é o técnico mais longevo entre os 12 grandes
Após o início do ano, o Santos foi o mais rápido a ‘cansar' do trabalho de seu treinador. Em março, Enderson Moreira foi demitido e deu lugar ao interino Marcelo Fernandes, que acabou ficando em definitivo no cargo.
Todos os outros grandes clubes mexeram no comando das equipes em maio - Roger Machado assumiu o Grêmio após a demissão de Felipão, Cristovão Borges passou a ser treinador do Flamengo na vaga de Luxemburgo, Enderson Moreira conseguiu emprego novamente substituindo Ricardo Drubrisky e, por último, Osorio chegou agora ao São Paulo no lugar de Muricy Ramalho.
Marcelo Oliveira, que dará lugar a Vanderlei Luxemburgo no Cruzeiro, treinava a equipe mineira desde janeiro de 2013 e era o técnico há mais tempo empregado em um mesmo time. Considerando todos os clubes da primeira divisão, o posto passou agora para Hemerson Maria, que comanda o Joinville desde dezembro de 2013.