3/6/2015 07:42
Feito inédito e saída por cobrança: a 1ª passagem de Luxa no Cruzeiro
Treinador esteve na Toca da Raposa 2 entre o fim de 2002 e o início de 2004
Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Cruzeiro (Foto:Cleber Mendes/LANCE!Press)
Vanderlei Luxemburgo retorna à Toca da Raposa 2 depois de 11 anos. Sucessor de Marcelo Oliveira, bicampeão brasileiro pelo clube, o treinador também teve uma passagem de sucesso por Belo Horizonte. Contratado no final de 2002, ele colheu frutos somente no ano seguinte, quando alcançou a Tríplice Coroa. Mas a história do técnico na equipe não é feita apenas de glórias.
Em seu primeiro ano na capital mineira, o comandante obteve uma campanha razoável no Brasileirão. Eliminado ainda na fase de pontos corridos, terminou o campeonato na nona colocação, sem alcançar a classificação para as quartas de final.
Na temporada seguinte, Luxa alcançou um feito inédito e até hoje inigualável no futebol brasileiro. A Raposa venceu o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro de forma histórica.
As campanhas memoráveis tiveram as marcas do técnico Vanderlei Luxemburgo e do meia-atacante Alex, atleta que chegou ao clube com o aval do treinador e se tornou ídolo do clube devido ao seu desempenho.
Apesar do sucesso obtido dentro dos gramados entre 2002 e 2003, a saída do comandante no ano seguinte ocorreu de forma melancólica. Após contratar Rivaldo para formar a linha de frente ao lado de Alex, o treinador se envolveu em polêmica com o então presidente Alvimar Perrella por conta de atrasos nas premiações e deixou a Toca da Raposa 2.
Paulo Cesar Gusmão, seu auxiliar técnica à época, foi o responsável por conduzir o time no ano seguinte. Ele, inclusive, foi eliminado nas quartas de final da Copa Libertadores da América de 2004, ao perder nos pênaltis para o Deportivo Cali, da Colômbia.
1185 visitas - Fonte: LanceNet