1/6/2015 12:15
Olha isso! Brasileirão inicia com surpresas no G4 e grandes na luta contra degola
Atlético-PR, Sport, Ponte Preta e Goiás dominam parte de cima da tabela. Já atual campeão carioca Vasco, Flamengo e atual bicampeão brasileiro, Cruzeiro, amargam últimos lugares
Atlético-PR de Nikão (de branco) flertou com rebaixamento no Estadual (Foto: Divulgação/Atlético-PR)
A edição de 2015 do Brasileirão não só começou em grande estilo, como também vem virando de ponta-cabeça as teorias sobre favoritismo no futebol nacional. Passadas quatro rodadas, a competição é liderada por um Atlético-PR que flertou com o rebaixamento no Campeonato Paranaense e, na zona da degola, traz dois gigantes do Rio de Janeiro e o atual bicampeão brasileiro.
Líder com nove pontos Furacão, que venceu apenas o Brasileiro de 2001, que goleou o Internacional e derrotou Atlético-MG e Joinville, tem companhia de invictos que iniciaram a competição desacreditados. Além de triunfar sobre Figueirense e Coritiba, o Sport arrancou empates fora de casa com Flamengo e Santos.
Logo em suas primeiras rodadas na volta à Série A, a Ponte Preta vem se destacando por calar rivais de impacto. A Macaca bateu São Paulo, arrancou empates com Grêmio e Cruzeiro como visitante, e ainda derrotou a Chapecoense. Único a bater o líder Atlético-PR, o Goiás surpreendeu o Palmeiras em pleno Allianz Parque, e arrancou empates com os tradicionais Vasco e Grêmio.
GRANDES 'DOMINAM' ZONA DA DEGOLA
Enquanto isto, equipes que se acostumaram a dar volta olímpica no cenário nacional deram a largada no Brasileiro na outra ponta da tabela. Atual campeão carioca, o Vasco está em 17º lugar, com três pontos - porém, todos em empates, e ainda viu sua invencibilidade de 11 jogos cair em grande estilo, com uma goleada por 3 a 0 para o Atlético-MG, no Independência.
Também ainda sem sentir o gosto da vitória neste Brasileiro, o Flamengo aparece logo abaixo na classificação. A equipe obteve apenas um ponto, diante do Sport, e amargou três derrotas - a mais recente, por 3 a 2 para o Fluminense, já sob o comando de Cristóvão Borges.
Porém, a situação mais impressionante vem dos lados de Minas Gerais. Atual bicampeão brasileiro, o Cruzeiro amarga a penúltima colocação na edição de 2015, também com um ponto em quatro jogos (superior no saldo de gols apenas ao Joinville). Sob o comando de Marcelo Oliveira, a atual equipe ainda conduziu os mineiros ao seu pior início de Brasileiro desde o início da Era dos Pontos Corridos. O "recorde" negativo havia ocorrido em 2011, quando a Raposa somou dois pontos em quatro partidas.
1077 visitas - Fonte: LanceNet