Fotos: Gualter Naves/LightPress
O Cruzeiro entrou em campo na noite desta quarta-feira, no Mineirão, precisando apenas de um empate para se classificar às semifinais da Copa Libertadores. Apesar da vantagem, o Clube azul foi surpreendido pelo River Plate, que venceu o duelo pelo placar de 3 a 0 e eliminou a Raposa competição. Carlos Sánchez, Maidana e Teo Gutiérrez fizeram os gols da equipe visitante.
Na fase seguinte do torneio continental, a agremiação argentina enfrentará o Internacional, que superou o Santa Fé, da Colômbia, por 2 a 0, também nesta quarta-feira, em Porto Alegre, e reverteu a vantagem dos colombianos, que haviam vencido o primeiro por 1 a 0, em Bogotá .
Agora, a Raposa focará somente na disputa do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, dia 31, o time estrelado estará em Florianópolis, no estado de Santa Catarina, onde terá pela frente a equipe do Figueirense, às 18h30, no estádio Orlando Scarpelli. O duelo entre as agremiações será válido pela quarta rodada do certame nacional.
O jogo
Empurrado pela presença da nação azul, o tetracampeão brasileiro foi o primeiro a ter uma chance clara de gol. Logo aos três minutos, Arrascaeta tocou para Leandro Damião, que escorou de cabeça para Willian. O camisa 25 da Raposa recebeu livre, dentro da grande área, mas finalizou mal, de perna esquerda, longe da meta argentina.
Após essa oportunidade, o River Plate, precisando reverter a vantagem, começou a se apresentar mais ao campo de ataque. Aos poucos, a equipe comandada por Gallardo foi se soltando e chegava com perigo às proximidades das traves defendidas por Fábio. A maioria dos lances eram criados pelas laterais do campo, principalmente com Rodrigo Mora.
A postura ofensiva dos Millonarios funcionou. Aos 19 minutos, em rápido contra-ataque, Teo Gutiérrez tabelou com Rodrigo Mora e avançou pela ponta esquerda. Próximo à entrada da área, o jogador colombiano acionou Carlos Sánchez que, livre de marcação, finalizou de perna direta e sem a mínima chance de defesa do arqueiro azul. River Plate 1 x 0.
Depois do tento da agremiação argentina, a partida ficou mais equilibrada. Os dois times procuravam se aproximar da meta adversária, mas não obtinham sucesso. Aos 26 minutos, Arrascaeta foi lançado e tentou dominar, mas a bola escapou e, na tentativa de alcançá-la, o uruguaio faz uma espécie de acrobacia e arrematou sem perigo algum para Barovero.
Nos instantes finais do primeiro tempo, o River Plate voltou a pressionar. Aos 43 minutos, Teo Gutiérrez deu bom passe para Ponzio, que chutou de canhota e a bola passou perto da trave esquerda de Fábio. Dois minutos mais tarde, o próprio Ponzio cobrou escanteio na cabeça de Maidana, que cabeceou firme e ampliou a vantagem do time visitante. River Plate 2 x 0.
2º tempo
No intervalo do duelo, Marcelo Oliveira sacou Arrascaeta e colocou Gabriel Xavier em campo. Apesar da alteração, a dinâmica do jogo se manteve, com o River Plate se fazendo mais presente no campo de ataque. Aos seis minutos, Rodrigo Mora ganhou dividida pelo alto e a bola sobrou com Teo Gutiérrez. O atacante driblou Bruno Rodrigo finalizou com precisão no canto esquerdo de Fábio. River Plate 3 x 0.
Depois do golpe, o Maior de Minas tentou se reerguer dentro da partida. Aos 18 minutos, Marquinhos e Alisson arriscaram finalizações de fora da área, mas não acertaram o gol rival. No minuto seguinte, Sánchez realizou jogada individual pela ponta direita e chutou, de canhota, à esquerda da trave celeste.
Aos 24 minutos, Marquinhos avançou pela ponta direita e tentou cruzar para Leandro Damião. A bola pegou uma trajetória diferente e quase surpreendeu Barovero. Na sequência, Gabriel Xavier recebeu de Joel, ajeitou o corpo e concluiu de perna esquerda sobre o gol da equipe adversária.
Na sequência, o Cruzeiro acertou duas bolas na trave. Aos 30 minutos, Leandro Damião dividiu com a zaga rival na entrada da área e finalizou no poste esquerdo do River. Logo depois, Alisson executou bela jogada individual, passou pelo marcador e chutou com precisão na junção da trave com o travessão.
Aos 41 minutos, Gonzalo Martínez arrancou sozinho no meio-campo em direção ao gol cruzeirense. Para evitar o quarto gol do time visitante, Gabriel Xavier segurou o atleta rival e acabou sendo expulso pelo árbitro Wilmar Roldán.
CRUZEIRO 0 X 3 RIVER PLATE
Motivo: jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores
Data: 27/05/2015 (quarta-feira)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Wilson Berrio e Alexandre Guzmán
Público: 54.898 (pagantes)
Renda: R$3.646.216,00
Gols: Carlos Sánchez, aos 19, e Maidana, aos 45 minutos do primeiro tempo; Teo Gutiérrez, aos seis minutos do segundo tempo
Cruzeiro:
Fábio; Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo e Mena; Willians (Joel), Henrique, Marquinhos e Arrascaeta (Gabriel Xavier), Willian (Alisson) e Leandro Damião.
Técnico: Marcelo Oliveira
River Plate:
Barovero; Mercado (Pezzella), Maidana, Funes Mori e Vangioni; Sánchez, Kranevitter, Rojas e Ponzio (Mayada); Rodrigo Mora e Teo Gutiérrez (Martínez).
Técnico: Marcelo Gallardo
Cartões amarelos: Mena, Willian e Joel (Cruzeiro); Barovero e Mercado (River Plate)
Cartão vermelho: Gabriel Xavier (Cruzeiro)