logo

24/5/2015 15:35

Bola rasteira: quase dois terços dos gols do Cruzeiro saem pelo chão

Jogadas aéreas, que foram bastante utilizadas pela Raposa em 2013 e 2014, deixam de ser principal arma do time, que tem chegado aos gols por tabelas e enfiadas

Bola rasteira: quase dois terços dos gols do Cruzeiro saem pelo chão
Dos 13 gols que Leandro Damião fez neste ano pelo Cruzeiro, apenas quatro foram pelo alto
(Foto: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)


A bola aérea é uma das grandes armas do futebol moderno. Muitas vezes, uma bola alçada na área do adversário pode gerar um gol em uma partida truncada. O Cruzeiro ficou conhecido, em 2013 e 2014, nas campanhas do bicampeonato brasileiro, como um time com um poderio aéreo muito forte. No entanto, a equipe formada por Marcelo Oliveira, em 2015, desenvolve um perfil um pouco diferente. Apesar de jogar com um homem de referência no ataque, Leandro Damião, o time celeste tem chegado aos gols, na maioria das vezes, em lances por baixo – como tabelas, passes e cruzamentos pelo chão.

Ao todo, em 25 jogos na temporada, o Cruzeiro marcou 36 gols. Quase dois terços (63%) foram marcados em jogadas com a bola no chão (23). Dois deles foram de pênalti, convertido por Leandro Damião. Os outros todos foram com a bola rolando. Apenas 13 foram marcados em lances originados de bola aérea.

Leandro Damião é o artilheiro do Cruzeiro na temporada, com 13 gols. O centroavante celeste marcou nove gols com bola rolando e apenas quatro foram marcados pelo alto. O vice-artilheiro da equipe celeste, Marquinhos, também fez a maioria dos gols pelo chão. O atacante marcou cinco na temporada, sendo quatro em jogadas com o a bola pelo chão.

O último gol de cabeça marcado pelo Cruzeiro nesta temporada foi do zagueiro Léo, na vitória de 2 a 0 sobre o Universitário Sucre, da Bolívia, no dia 21 de abril, no Mineirão, pela última rodada da fase de grupos da Taça Libertadores (veja como foi aquela partida jogo no vídeo abaixo). De lá para cá, foram mais cinco jogos, apenas dois gols marcados, nas vitórias por 1 a 0 sobre São Paulo e River Plate, e nenhum deles pelo alto.

Para se ter uma noção da mudança de perfil, o Cruzeiro de 2014 precisou de apenas 12 jogos na temporada para alcançar os 13 gols marcados pelo alto que o time celeste fez neste ano. Em 2014, nos primeiros 12 jogos, a Raposa havia marcado 27 gols, 14 deles (mais da metade) em jogadas aéreas.

999 visitas - Fonte: Globo Esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Mineiro

Dom - 20:00 - Governador Magalhães Pinto -
X
Cruzeiro
Tombense

Friendlies Clubs

Qua - 21:30 -
1 X 1
Cruzeiro
Sao Paulo