Priorizando a Libertadores, Arrascaeta acredita que terá substitutos à altura na Série A (foto: Washington Alves/LightPress)
O técnico Óscar Tabárez divulgou neste domingo a lista definitiva dos atletas vão compor a delegação uruguaia na Copa América, a ser disputada entre os dias 11 de junho e 4 de julho, no Chile. Entre os nomes relacionados estão o jovem meia Giorgian De Arrascaeta, do Cruzeiro, e o goleiro Martín Silva, do Vasco. Como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) optou por não paralisar o Campeonato Brasileiro para a disputa do torneio continental, as equipes sofrerão com os desfalques proporcionalmente ao avanço do Uruguai na competição.
Após a divulgação da pré-lista, no dia 11 de maio, De Arrascaeta declarou que a convocação para a seleção uruguaia era “uma motivação para qualquer jogador”, mas lamentou desfalcar o Cruzeiro em algumas partidas da Série A.
“Infelizmente ficarei de fora de algumas partidas do Cruzeiro, mas vejo no elenco atletas gabaritados que podem me substituir.
No momento, só estou interessado na classificação para a próxima fase da Libertadores”, disse a promessa de 21 anos.
A Raposa segue viva em busca do tricampeonato da América: após vencer o River Plate por 1 a 0 em Buenos Aires, decide a vaga na semifinal na próxima quarta-feira, no Mineirão. No entanto, diferente do Brasileirão, a Libertadores terá uma pausa e a fase final só será disputada ao término da Copa América. O Vasco, por sua vez, também sofrerá com a ausência do experiente arqueiro de 32 anos em algumas rodadas da Série A, mas caso passe pelo América-RN na terceira fase da Copa do Brasil, o torcedor pode ficar tranquilo, já que as oitavas de final do torneio só serão realizadas após o dia 4 de julho.
Também estarão em campo com a Celeste craques como o meia Nicolás Lodeiro, do Boca Juniors, e o atacante Edison Cavani, do Paris Saint-Germain. Luís Suárez não estará à disposição de Tabárez porque ainda cumpre a punição de nove jogos com a seleção por mordida no zagueiro italiano Chianelli na Copa do Mundo.
Aos 32 anos, experiente Martín Silva desfalca Vasco para disputar Copa América pela segunda vez
Quatro nomes foram cortados da pré-lista de 27 atletas divulgada pela comissão uruguaia no início de maio: Camilo Mayada (River Plate), Walter Gargano (Napoli), Matías Aguirregaray (Estudiantes) e Emiliano Velázquez (Getafe).
Contando com os títulos do Campeonato Sul-Americano, competição que antecedeu a Copa América, a seleção uruguaia é a maior vencedora do torneio continental, com 15 títulos. A Argentina vem na sequência, com um troféu a menos, e o Brasil é o terceiro, com oito canecos. O Uruguai figura no grupo B, ao lado de Argentina, Jamaica e Paraguai. A estreia será no dia 13 de junho, na cidade de Antofagasta, diante dos jamaicanos.
Confira a lista de convocação de Óscar Tabárez para a Copa América:
Goleiros
Fernando Muslera (Galatasaray)
Martín Silva (Vasco)
Rodrigo Muñoz (Libertad)
Defensores
Maximiliano Pereira (Benfica)
Gastón Silva (Torino)
José María Giménez (Atlético de Madrid)
Diego Godín (Atlético de Madrid)
Sebastián Coates (Sunderland)
Álvaro Pereira (Estudiantes)
Meio-campistas
Mathías Corujo (Universidad de Chile)
Jorge Fucile (Nacional)
Álvaro González (Torino)
Carlos Sánchez (River Plate)
Egidio Arévalo Ríos (Tigres-MEX)
Guzmán Pereira (Universidad de Chile)
Nicolás Lodeiro (Boca Juniors)
Cristian Rodríguez (sem clube)
Giorgian De Arrascaeta (Cruzeiro)
Atacantes
Diego Rolan (Bordeaux)
Jonathan Rodríguez (Benfica)
Edison Cavani (Paris Saint-Germain)
Cristhian Stuani (Espanyol)
Abel Hernández (Hull City)