Alexandre Pato e Leandro Damião eram as principais apostas para formar o ataque da Seleção Brasileira na última Copa do Mundo, mas o baixo rendimento e algumas lesões deixaram ambos de fora do mundial. Quase um ano depois, eles são os atacantes mais valiosos do Brasileirão 2015, avaliados em 10 milhões de euros.
Pato voltou ao Brasil como aposta do Corinthians, mas foi emprestado para o rival São Paulo em um negócio que envolveu o meia Jádson. No tricolor, o atacante viveu altos e baixos, mas foi o artilheiro do clube no Paulista e vive boa fase. O jogador pertence ao Corinthians e tem contrato com o São Paulo até o fim do ano.
Damião viveu situação parecida nas últimas temporadas. Depois de virar ídolo do Internacional, foi comprado pelo Santos com status de craque, mas deixou o clube menos de um ano depois de ser contratado. Emprestado ao Cruzeiro, reencontrou o bom futebol e é um dos principais nomes do elenco mineiro.
O terceiro colocado da lista tenta provar que não é apenas uma promessa. Gabriel, o Gabigol, tem apenas 18 anos e já vale 8 milhões de euros, mas é reserva no Santos. Principal esperança da base após a saída de Neymar, Gabriel ainda não provou que pode ser eficiente como o titular Ricardo Oliveira.
O fiasco com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo não será esquecido tão cedo, mas Fred segue se recuperando no Fluminense e parece dar as cartas no clube das Laranjeiras. O atacante de 31 anos terminou o ano como artilheiro do último Brasileiro e pode se tornar o maior goleador da era dos pontos corridos.
A novela de Guerrero com o Corinthians parece não ter fim e, para atender o valor pedido pelo peruano, o clube paulista teria praticamente que comprá-lo, baseado no valor de mercado do atacante e no que ele pede para renovar. Guerrero é avaliado em 6,5 milhões de euros, mas este valor pode aumentar caso o jogador faça boa campanha na Copa América.
Outro que estará no torneio de seleções é Robinho. Após rescindir com o Milan, o atacante, hoje no Santos, está livre para negociar com outros clubes. A tendência é que ele fique na Vila Belmiro e, assim como Guerrero, pode se valorizar após a competição no Chile.
Completam o ranking os atacantes Nilmar e Lisandro López, do Internacional, Eduardo da Silva, do Flamengo, e Alan Kardec, do São Paulo. Veja a galeria completa do site Transfermarkt.
10. Alan Kardec, do São Paulo, é avaliado em 4,5 milhões de euros (foto: Ale Cabral)
9. Lisandro López, do Internacional, é avaliado em 5 milhões de euros (Foto: Divulgação)
8. Eduardo da Silva, do Flamengo, é avaliado em 5 milhões de euros (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
7. Nilmar, do Internacional, é avaliado em 5 milhões de euros (Foto: Ricardo Rímoli/ LANCE!Press)
6. Robinho, do Santos, é avaliado em 6 milhões de euros (Foto: Eduardo Valente/LANCE!Press)
5. Guerrero, do Corinthians, é avaliado em 6,5 milhões de euros (Foto: Alan Morici/LANCE!Press)
4. Fred, do Fluminense, é avaliado em 7 milhões de euros (Foto: Paulo Sérgio/ LANCE!Press)
3. Gabriel, do Santos, é avaliado em 8 milhões de euros (Foto: Ivan Storti)
2. Leandro Damião, do Cruzeiro, é avaliado em 10 milhões de euros (Foto: reprodução)
1. Pato, do São Paulo, é avaliado em 10 milhões de euros (AFP)