Henrique Dourado ainda não marcou no Campeonato Brasileiro, com a camisa do Cruzeiro. (Foto: Marcello Zambrana/Light Press/Cruzeiro)
A continuidade do Cruzeiro na Taça Libertadores tem permitido que alguns jogadores reservas atuem pela Raposa no começo do Campeonato Brasileiro. É o caso do centroavante Henrique Dourado, que assumiu a vaga de Leandro Damião, poupado nas derrotas da equipe estrelada para Corinthians e Santos, ambas por 1 a 0. Contratado para ser a sombra de Damião, goleador celeste na temporada, com 13 gols, Dourado não tem rendido o esperado. Os números não mentem.
Contra Corinthians e Santos, o Ceifador, apelido que ganhou na época de Palmeiras, somou apenas dois chutes a gol, sendo que contra o Peixe, o atacante sequer finalizou. A baixa média, porém, é característica do centroavante, que em 2014, com a camisa do Palmeiras, no Campeonato Brasileiro, obteve uma média de apenas 2,15 arremates, em 33 jogos. A diferença é que, na ocasião, o jogador terminou como vice-artilheiro do torneio, com 16 gols.
O jogador acredita que a falta de sequência, resultado da boa fase vivida por Leandro Damião, é o motivo para que seu rendimento esteja aquém do ano passado.
- O Damião vive um grande momento e acho que o fato de eu não estar tendo muitas oportunidades acaba interferindo no meu jogo. Eu estou esperando minha chance, sei do meu potencial. Quando eu tiver uma sequência de partidas, vou poder mostrar aquilo que fiz na última temporada. Mas o mais importante é que a equipe está bastante unida e focada.
Sequência para Dourado esbarra na boa fase de Damião. (Foto: Washington Alves/Reuters)
Em suas duas primeiras partidas pela equipe palmeirense, no Brasileirão de 2014, contra Flamengo e Goiás, o atacante, inclusive, anotou um gol em cada um dos jogos. Com sete jogos na atual temporada pelo Cruzeiro, sendo quatro deles como titular, Henrique soma somente um gol com a camisa cinco estrelas.
O jogador, em fevereiro deste ano, conversou com o GloboEsporte.com e revelou o desejo de superar os 20 gols marcados pelo Palmeiras, em 2014, marca bastante distante, até o momento. Além das poucas finalizações, as estatísticas também assinalam a pouca participação do centroavante nos últimos dois jogos pelo Brasileirão. Diante do Corinthians, Henrique Dourado foi o jogador que menos distribuiu passes entre os titulares da Raposa na partida.
Contra o Santos, os números melhoraram, mas não foram satisfatórios. Com 15 tentativas de passe, Dourado ficou acima apenas de Willian Farias, que saiu lesionado no primeiro tempo, com nove, e Fábio, que trocou dois passes. Neste jogo, o Ceifador deu lugar a Joel no começo da etapa complementar.
Com as atenções do Cruzeiro voltadas para a partida de volta das quartas de final da Taça Libertadores, contra o River Plate, na próxima quarta-feira, Henrique Dourado deverá ser, novamente, o homem de área de Marcelo Oliveira para o confronto diante da Ponte Preta, no domingo, às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante destaca a necessidade de um triunfo por parte do escrete cinco estrelas.
- Vai ser um jogo muito difícil. Nossa equipe, agora, tem que trocar o chip e focar todas as forças no Brasileiro, porque precisamos dessa vitória, que é fundamental para podermos sair da zona de rebaixamento no campeonato (veja no vídeo abaixo o único gol de Dourado com a camisa do Cruzeiro, contra o Tupi-MG, pelo Mineiro).