Cruzeiro é bem superior ao River Plate tendo como base o histórico de confrontos até aqui (Divulgação)
Adversários nas quartas de final da Copa Bridgestone Libertadores, River Plate e Cruzeiro já se enfrentam treze vezes ao longo da história. Com dez vitórias, três derrotas e nenhum empate, a Raposa tem quase o triplo de aproveitamento sobre o rival e nunca foi eliminada em nenhuma competição pelos argentinos.
Desde o primeiro confronto, na Libertadores de 1976, o Cruzeiro marcou 27 gols e sofreu 10. A maior goleada do time celeste foi justamente no primeiro encontro, na final do torneio continental, no Mineirão, por 4 a 1. No decorrer dos confrontos ainda tiveram três placares de 3 a 0 a favor do clube mineiro.
Das três vitórias do River, todas foram conquistadas no Monumental de Núñes. Em 1992, nas quartas de final da Supercopa Libertadores, os 2 a 0 para os argentinos levaram a decisão para os pênaltis, já que no jogo de ida o Cruzeiro havia vencido pelo mesmo placar, no Mineirão. O 5 a 4 para a Raposa nas cobranças alternadas representou mais uma derrota para o time de La Plata.
Como mandante o Cruzeiro venceu as sete partidas, sendo seis no Mineirão e uma em Santiago, no Chile, no jogo extra que definiu seu primeiro título da Libertadores, em 76. Já como visitante, calou o Monumental três vezes, além da vitória nos pênaltis.
Confira abaixo o histórico completo de confrontos entre River Plate e Cruzeiro: