20/5/2015 08:33
CBF começa a colocar em prática arbitragem 'caseira' na Série A
Entidade inicia escalação de árbitros que pertençam ao mesmo estado ou Federação dos clubes envolvidos nas partidas. CBF quer afastar desconfiança
Sandro Meira Ricci, que já apitou por Pernambuco, vai atuar em jogo do Sport (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
A CBF já começou a executar o planejamento de deixar a arbitragem mais “caseira” nas competições nacionais. Mas calma, torcedor. Não tem nada a ver com manipulação de resultados. Trata-se da escalação de árbitros que pertençam a estados ou federações de algum dos clubes envolvidos. Até a terceira rodada, serão quatro casos.
– Estamos trabalhando aos poucos, vai ser uma coisa lenta, porque as pessoas têm que se habituar a confiar. O grande problema é que ninguém confia em nada. Isso não existe. Agora, os árbitros têm que fazer a parte deles e trabalhar bem – avisou Sérgio Corrêa, presidente da Comissão de Arbitragem.
Com a CBF afastando a hipótese de uma mera economia com passagens aéreas, os primeiros testes foram nas competições de base, como a Copa do Brasil Sub-17 e a CBF gostou do que viu. Nesse molde, não necessariamente um time mandante terá árbitro da casa.
– Um jogo Fluminense x Goiás, por exemplo, pode ter árbitro do Rio ou de Goiânia – explicou Sérgio, que reforça a realização do sorteio.
A ideia tem apoio do presidente Marco Polo Del Nero, que, segundo Corrêa, sonhava em colocá-la em prática. Mas a entidade reforça que terá cautela nas escolhas dos jogos.
– Não vai ser toda semana, vai ter um cuidado com a arbitragem. Não queremos expor ninguém. Queremos passar que estamos trabalhando e confiamos nesse trabalho. Nas décadas de 1970 e 1980 era comum. Já fizemos com assistentes, em vários jogos – completou o chefe do apito.
COM A PALAVRA - Wilson Seneme, ex-árbitro, coordenador de instrução da CBF, membro da comissão de arbitragem da Conmebol e instrutor da Fifa
Fui árbitro por 20 anos e digo que o árbitro tem que estar preparado para essa situação. Não vou dizer que qualquer árbitro pode ser colocado em qualquer jogo. Tem que ser alguém com experiência para assimilar isso bem e estar consciente do papel em campo, aplicar a regra do jogo.
Queremos quebrar a cultura, mostrar que o árbitro está preparado e pode apitar qualquer tipo de partida. É claro que nesse começo não pode fazer em toda rodada, todo jogo. É mais um momento para despertar nas pessoas do futebol essa questão que o árbitro é preparado para esse tipo de partida.
Existe a cultura errada que queremos quebrar, falar que é caseiro. Ele é ser humano, mas é profissional.
CASOS NA SÉRIE A-2015
São Paulo 2 x 1 Flamengo
Marcelo de Lima Henrique fez carreira no futebol carioca, chegou ao quadro da Fifa, mas se transferiu para Pernambuco. Ele atuou na derrota do Flamengo na primeira rodada.
......................
Goiás 2 x 0 Atlético-PR
Heber Roberto Lopes, natural de Londrina, apitou pela Federação Paranaense até 2012. Mas se mudou para Santa Catarina. Ele atuou na derrota do Furacão na segunda rodada.
......................
Sport x Coritiba
Sandro Meira Ricci, que até 2014 apitava por Pernambuco, foi escalado para o jogo do Leão, na terceira rodada.
......................
Joinville 0 x 0 Palmeiras
O assistente catarinense Kleber Lucio Gil atuou no empate com o Verdão, na segunda rodada.
969 visitas - Fonte: LanceNet!