As autoridades de segurança da Argentina tratam a partida entre River Plate x Cruzeiro, quinta-feira, às 22h, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, válida pelas quartas de final da Copa Libertadores, como um jogo de risco. Não por conta da Raposa, mas por causa da eliminação do Boca Juniors, na fase anterior, causado por sua torcida no clássico contra o River, na Bombonera.
O Boca foi eliminado da competição, depois de perder o primeiro jogo, no Monumental, por 1 a 0, e empatar o primeiro tempo, em seu estádio, por 0 a 0, com a partida sendo interrompida por conta de um spray de pimenta jogado por seus torcedores no túnel de acesso dos jogadores do River.
Justamente por isso, para evitar um confronto entre as duas torcidas, que chegou, até mesmo, a ser ensaiado nas redes sociais, existe um monitoramento pesado. A grande preocupação é para que novos problemas não ocorram. Justamente por isso, as autoridades de segurança argentinas não divulgaram nenhuma informação relacionada ao esquema de segurança que será implementado no jogo.
Porém, seguindo o esquema que normalmente é implementado nas partidas contra o Boca, e até mesmo no jogo da fase anterior, quando o time Millionário enfrentou o rival em casa, no jogo de ida, e venceu por 1 a 0, é possível se ter uma ideia do que os torcedores, tanto da equipe local, quanto os cruzeirenses, irão encontrar quando se dirigirem para o estádio. Além disso, a infografia é válida para que os torcedores celestes conheçam a região do estádio e saibam como se locomover nas proximidades do Monumental de Nuñez. Mas, ressaltando, não, necessariamente, se trata do esquema que será usado no jogo do time mineiro, quinta-feira.
E vale ressaltar que, no primeiro clássico entre River Plate e Boca Juniors, na fase anterior da Libertadores, como normalmente acontece nos jogos entre os dois principais rivais do país, somente a torcida millionária teve acesso. Assim como somente os xeneizes puderam ingressar na Bombonera, no segundo jogo, que estava empatado por 0 a 0, quando foi interrompido no intervalo. Desta vez, porém, os cruzeirenses devem comparecer em grande número ao Monumental.