São dois títulos, quatro decisões e 15 participações na Libertadores. Em nenhuma delas foi eliminado da fase de grupos. O Cruzeiro é o único entre os 12 grandes clubes do futebol brasileiro a ter esse privilégio em todas as edições da competição continental, incluindo a atual. O desafio em 2015 é continuar sendo a exceção entre os mais tradicionais, mas o início irregular com dois empates complica o time. O lema é vencer ou vencer diante do Mineros, na próxima quinta-feira, às 21h45 (de Brasília), em Puerto Ordaz, na Venezuela.
Campeão da Libertadores em 1976 e 1997, o Cruzeiro pode se gabar de sempre ter conseguido chegar à fase de mata-mata. Além das quatro decisões, o time ainda sofreu uma eliminação na segunda fase (quando o formato da Libertadores era diferente), cinco nas oitavas de final, três nas quartas de final e três na semifinal.
Caso não consiga um bom resultado em Puerto Ordaz, a equipe celeste pode ver mais perto a sua exceção cair por terra. Isso porque, na melhor das hipóteses, terminaria a terceira rodada com três pontos, tendo que correr atrás do tempo perdido nos jogos restantes contra Huracán, da Argentina, e Universitario Sucre, da Bolívia, clubes que completam o Grupo 3.
O São Paulo, maior campeão brasileiro do torneio, com três títulos e 17 participações, já foi eliminado três vezes, por exemplo. Com 15 edições disputadas, Grêmio e Palmeiras têm duas e três eliminações, respectivamente. Com 12 presenças na Libertadores, o Santos tem quatro saídas na fase de grupos, enquanto Flamengo tem quatro e o Corinthians tem uma.
Precisamos ganhar, fazer a nossa melhor partida. Precisamos da vitória e vamos em busca dela para conseguir a primeira vitória e somar mais três pontos
Mena
Internacional (11 disputas, três eliminações), Vasco (oito participações e três eliminações), Atlético-MG (sete vezes na Libertadores com duas saídas na fase de grupos), Fluminense (seis disputas, duas eliminações) e Botafogo, com quatro disputas e uma eliminação, completam a lista dos grandes eliminados.
Exceções
São Caetano, Paraná, Criciúma, Paysandu e Goiás também são times brasileiros que nunca foram eliminados na fase de grupos, assim como o Cruzeiro. No entanto, o Papão da Curuzu disputou três Libertadores, enquanto os demais apenas uma.
Atlético-PR, Guarani, Bahia, Sport, Coritiba, Náutico, Bangu, Santo André, Juventude e Paulista também foram outros brasileiros a participarem da Libertadores, mas foram eliminados na fase de grupos.
O Cruzeiro é o terceiro colocado do Grupo 3 com dois pontos. O Universitario Sucre é líder com cinco, o Huracán vem em seguida com três, enquanto o lanterna é o Mineros, com um ponto.