13/3/2015 09:36
Atlético x Cruzeiro antes da final?
Derrota do Galo para a Caldense a quatro rodadas do fim da fase classificatória projeta clássico entre os maiores rivais de Minas na briga por uma vaga na decisão do Estadual
Depois de mais uma atuação irreconhecível e sem inspiração, não foi surpresa o Atlético sair de novo derrotado e de cabeça quente. No Sul de Minas, o time alvinegro jogou muito abaixo da expectativa, desperdiçou pênalti e acabou perdendo para a Caldense por 1 a 0, no Ronaldo Junqueira, caindo para a quarta posição no Campeonato Mineiro. O gol foi marcado pelo atacante Cristiano, formado justamente nas categorias de base do Galo.
Foi a segunda derrota no Estadual e a quarta no ano. A situação se torna preocupante porque o Galo ainda não mostrou em 2015 as belas exibições que levaram à conquista da Copa do Brasil no ano passado. Ainda sem um padrão de jogo, o time alvinegro sofre com os desfalques e Levir não conseguiu soluções para recuperar o equilíbrio e a vibração do grupo. Se a primeira fase do Mineiro terminasse hoje, o Atlético pegaria o Cruzeiro (primeiro colocado) já nas semifinais. Grande sensação do Estadual, a Caldense assumiu a vice-liderança e termina a fase inicial sem perder para os três grandes da capital: além de bater o Galo, segurou a igualdade com América e Raposa em Belo Horizonte.
O volante Leandro Donizete procurou explicações para a queda de produção nos três primeiros meses do ano. “Nenhuma jogada saiu da forma como esperávamos. Fizemos tudo errado, não ganhamos divididas e ainda vacilamos na defesa. Temos de evoluir muito porque realmente não estamos bem. Esse começo tem sido o pior desde que cheguei ao Atlético. Não conseguimos fazer nenhuma jogada de linha de fundo. Está ficando difícil porque o campeonato está afunilando. Mas acredito que a equipe tem capacidade de reagir. Claro que temos de jogar bola”.
Se ainda não demonstrou sua força em 2015, o Galo aposta nos retornos do lateral-direito Marcos Rocha e do atacante Lucas Pratto, que podem reaparecer contra a URT, domingo, no Independência. Suas presenças dependem de avaliação conjunta de Levir Culpi e do preparador físico Rodolpho Mehl. Ambos vêm trabalhando a condição física desde o início da semana e não jogam desde a vitória contra o Democrata por 2 a 1, no sábado de carnaval.
O confronto diante da URT será o último teste antes da partida decisiva contra o Santa Fe, na quarta-feira, em Bogotá, pelo Grupo 1 da Copa Libertadores. Até lá, Levir espera ter também a volta do armador Dátolo, que se recupera de pequena lesão na coxa direita e desfalcou o Galo nos últimos três confrontos. Para não ser eliminado precocemente da competição, o time mineiro precisaria vencer três partidas e empatar ao menos uma das quatro que ainda fará na primeira fase.
SEM SINTONIA
Para o treinador, o mais difícil é trabalhar em busca do encaixe e do equilíbrio do Atlético, já que diversos jogadores não têm rendido o esperado – casos dos atacantes Carlos e Luan. Em Poços de Caldas, o alvinegro teve pouca mobilidade e criatividade no setor ofensivo e viu o time da casa ameaçar o gol de Victor em lances capitais da partida. Acuado no meio-campo, as opções do Galo foram basicamente pelo lado direito. No entanto, Patric não aproveitou as oportunidades.
A melhor chance ocorreu já no fim do primeiro tempo, depois que o árbitro Wanderson Alves de Souza marcou pênalti de Marcelinho em Edcarlos. Na batida, Dodô escorregou e mandou a bola longe do gol. A última cobrança desperdiçada pela equipe foi há quase um ano, pelo craque Ronaldinho Gaúcho, no empate por 1 a 1 com o Nacional-PAR, pela Libertadores.
No segundo tempo, Levir trocou Dodô e Cesinha por Maicosuel e Danilo Pires, respectivamente. Porém, o time da capital continuou apático. E o pior estava por vir. Depois de viver bons momentos, a Veterana marcou o gol da vitória, aos 33min. Cristiano, que substituiu o artilheiro Luiz Eduardo, recebeu de Rafael Estevam e de fora da área soltou a bomba para o fundo das redes, sem chances para Victor. Já não havia tempo para reação, ainda mais em uma noite sem inspiração dos alvinegros. A vitória ajudou a equipe de Poços a se manter invicta no Estadual, assim como Cruzeiro e América.
2214 visitas - Fonte: Superesportes.com.br