Se os últimos clássicos eram envoltos por climas de euforia, já que Atlético-MG e Cruzeiro brigavam pelo título da Copa do Brasil, o primeiro duelo entre os dois maiores times do Estado pela sexta rodada do Campeonato Mineiro vive um ambiente de apreensão dos dois lados.
O começo irregular das duas equipes na Libertadores faz o clássico ganhar mais contornos decisivos. Nos últimos anos, o duelo das duas equipes na primeira fase do Estadual servia para saber quem levaria vantagem em uma possível final entre os dois times.
A equipe que termina à frente na fase de classificação leva a vantagem de poder decidir o título com dois resultados iguais. E nas últimas cinco edições, o campeão foi quem ficou a frente do adversário na primeira parte do campeonato.
Na última vez que um time terminou a primeira fase sem a vantagem na decisão e conquistou o título foi em 2009, quando Cruzeiro sagrou-se campeão depois de golear o Atlético-MG por 5 a 0 no primeiro jogo e empatar em 1 a 1 o segundo.
Mas em 2015, pela Libertadores, o Galo sem conquistar nenhum ponto em dois jogos, e a Raposa empatar duas vezes no Grupo 3 contra os modestos Universitário Sucre-BOL e Huracán-ARG, o clássico de domingo ganha contornos de decisão: ou se torna a redenção e um novo ponto de partida para o vencedor, ou instala um princípio de crise no derrotado já no terceiro mês do ano.
E a palavra-chave das duas equipes é confiança. O técnico Marcelo Oliveira sabe que um triunfo neste domingo pode mudar o cenário no Cruzeiro.
- Vencer o clássico é importante por dar uma confiança maior para o time e para torcedor. Além de mostrar que estamos evoluindo.
O atacante Luan, do Atlético-MG, também compartilha da opinião do treinador rival de que uma vitória poderá mudar o rumo que o time tomou depois do grande número de desfalques que complicou a vida do técnico Levir Culpi e foi grande fator para as duas derrotas pela Libertadores.
- O clássico pode trazer confiança ou uma crise. É um jogo que muda tudo, a cidade muda. Um jogo onde todo jogador quer jogar. Muita importância para a gente. Vai ser um clássico daqueles. Espero que a gente saia vitorioso.