6/3/2015 14:40
Retrospecto recente acirra rivalidade no duelo entre Cruzeiro e Atlético-MG
Galo defende sequência de oito jogos sem perder para Raposa, que não vence rival há um ano e sete meses
Para quem gosta de números, o clássico deste domingo será um prato cheio. Principalmente para os atleticanos, que levam uma grande vantagem nos últimos confrontos. Há um ano e sete meses, ou oito partidas, o Cruzeiro não vence o Atlético-MG. Foram cinco vitórias da equipe alvinegra e cinco empates. Entre os embates, as duas partidas históricas da final da Copa do Brasil de 2014, vencida por Diego Tardelli e companhia.
Os dois últimos confrontos foram pela final da Copa do Brasil. No jogo de ida no Independência, o Atlético-MG venceu com uma atuação indiscutível, por 2 a 0, com gols de Dátolo e Luan. Antes do jogo decisivo da competição continental, o Cruzeiro se sagrou campeão brasileiro, três dias antes da grande final. No Mineirão, o time celeste, parecendo sentir o cansaço de uma temporada puxada, não mostrou forças para reagir. Diego Tardelli jogou a pá de cal, e o Atlético-MG venceu por 1 a 0, dentro do Mineirão, diante da torcida do Cruzeiro, que era maioria no estádio.
Pelo Campeonato Brasileiro de 2014, o Galo também foi soberano. Venceu o jogo do primeiro turno, no Independência, por 2 a 1. O Cruzeiro até saiu na frente, mas Marion e André viraram o marcador para o Atlético-MG. A partida foi marcada também pelos erros da bandeirinha Fernanda Colombo e pelas declarações polêmicas do então diretor de futebol do clube celeste, Alexandre Mattos, que acabou suspenso.
No jogo do segundo turno da competição nacional, os dois times protagonizaram o confronto mais emocionante deste período desta hegemonia de oito jogos invictos do Galo sobre o Cruzeiro. A partida disputada no Mineirão foi muito equilibrada. O Atlético-MG abriu 2 a 0 no placar, e o Cruzeiro empatou. No entanto, o jovem Carlos foi o destaque, marcando o gol da vitória atleticana, de cabeça.
No Campeonato Mineiro de 2014, quem comemorou por último foi o Cruzeiro, que levantou o caneco em cima do Atlético-MG na final. No entanto, os três confrontos entre as equipes no Estadual terminaram com empates sem gols. O time celeste se sagrou campeão por ter feito uma campanha melhor na primeira fase da competição.
Foi no Campeonato Brasileiro de 2013, que o Cruzeiro venceu o Atlético-MG pela última vez. Após o título do Atlético-MG, na Libertadores, o então treinador Cuca decidiu mandar para o clássico uma equipe reserva. Ainda de euforia pelo título continental, o Galo foi dominado pelo time celeste, que goleou, por 4 a 1. No jogo de volta, no Independência, o Galo venceu a partida por 1 a 0, com um golaço de Fernandinho.
Relembre os últimos nove clássicos:
26/11/2014 – Cruzeiro 0 x 1 Atlético-MG (Copa do Brasil – Final)
12/11/2014 – Atlético-MG 2 x 0 Cruzeiro (Copa do Brasil – Final)
21/09/2014 – Cruzeiro 2 x 3 Atlético-MG (Campeonato Brasileiro)
11/05/2014 – Atlético-MG 2 x 1 Cruzeiro (Campeonato Brasileiro)
13/04/2014 – Cruzeiro 0 x 0 Atlético-MG (Campeonato Mineiro - Final)
06/04/2014 – Atlético-MG 0 x 0 Cruzeiro (Campeonato Mineiro – Final)
16/02/2014 – Atlético-MG 0 x 0 Cruzeiro (Campeonato Mineiro – Primeira Fase)
13/10/2013 – Atlético-MG 1 x 0 Cruzeiro (Campeonato Brasileiro)
28/07/2013 – Cruzeiro 4 x 1 Atlético-MG (Campeonato Brasileiro)
4368 visitas - Fonte: Globoesporte.com