Cruzeiro teve crescimento no Facebook após o título brasileiro | Crédito: Washington Alves/Getty Images
PLACAR fez um novo evantamento sobre os maiores Facebooks e Twitters considerando os 40 clubes da primeira e segunda divisões brasileira em 2015. Novamente, os 12 maiores clubes do País aparecem nos 12 primeiros lugares do Facebook, mas a lista do Twitter apresenta surpresas.
No Facebook, a liderança ainda é do Corinthians, único clube brasileiros com mais de 10 milhões de seguidores, com Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Santos na sequência. A primeira novidade aparece na sexta colocação. Em relação ao último levantamento feito, o Cruzeiro passou o Vasco e agora é o sexto colocado, deixando os cariocas em sétimo, próximos do Atlético-MG, oitavo colocado.
Na lista, outras mudanças aconteceram. O Avaí, clube que subiu para a primeira divisão nacional, passou o Vitória, clube rebaixado em 2014. O Joinville, campeão da série B em 2014, mostrou força e passou o ABC de Natal e o Criciúma, outro clube rebaixado em 2014.
O clube catarinense perdeu posição ainda para o ABC, que se manteve igual. O América-RN, outro clube do Rio Grande do Norte, saiu da lista por ter sido rebaixado à série C. Contudo, se tivesse se mantido, teria ganhado duas posições no novo ranking, de Avaí e Vitória.
Por fim, a Chapecoense ganhou o lugar do Náutico na lista.
No Twitter, Grêmio ganha destaque
Se no Facebook, o Grêmio é apenas o nono clocado, no Twitter o clube mostra uma força maior, aparecendo em sexto lugar. Nessa rede, o Cruzeiro não mostra a força do Facebook e é apenas o nono colocado.
Botafogo e Fluminense, por exemplo, perdem lugar na rede, sendo dois dos doze grandes fora do top-12, que conta com as forças de Sport (10°) e Bahia (12°). Botafogo e Fluminense aparecem apenas em 15° e 14°, respectivamente.
No Twitter, as surpresas ficam por conta de Coritiba, Goiás, Figueirense, Vitória e Criciúma, que são os únicos clubes dentre os 40 pesquisados com mais seguidores no Twitter do que no Facebook.