Fotos: Renato Araújo - Divulgação/Sada Cruzeiro
O Sada Cruzeiro entra em quadra neste sábado, dia 7, às 10h30, para encarar o Montes Claros Vôlei na primeira partida das quartas de final da Superliga, no Ginásio do Riacho, em Contagem. Além do grupo celeste ter feito a melhor campanha da primeira fase, o time também entra nos playoffs contando com a força de suas peças individuais. Prova disso é a hegemonia azul na seleção com os melhores jogadores da fase classificatória da competição, divulgada nessa segunda-feira, pela CBV.
A Raposa é a equipe com o maior número de atletas na lista, que conta com o levantador William, o oposto Wallace e o ponteiro Leal. A seleção ainda tem os centrais Riad, do Sesi-SP, e Igor, do São Bernardo, Lipe, do Taubaté, e os líberos Lucianinho, do Minas, e Tiago Brendle, do Maringá.
"Eu acho muito legal ter esse reconhecimento, de ter o nosso trabalho bem visto. Mas isso não passa de estatística. O que conta é o que vamos fazer dentro de quadra. Temos um grande desafio pela frente, contra o Montes Claros, e o que importa mesmo é que eu desempenhe bem o meu papel, que o Leal faça bem o dele, o William, e o time inteiro. Na verdade, acho que estar na seleção do torneio é mais uma razão para a pressão estar do nosso lado", avaliou o oposto Wallace.
O sistema ofensivo celeste já vem se destacando há algumas edições do Brasileiro. O capitão William, que domina as estatísticas de levantamento desde a primeira rodada deste ano, foi eleito o melhor da sua posição nas últimas quatro Superligas. O cubano Leal, que está em terceiro lugar nos rankings de saque e ataque, levou o prêmio de melhor atacante nas duas edições que disputou, em 2012/13 e 2013/14. E o oposto Wallace, que desde 2009 sempre termina a competição como primeiro ou segundo maior pontuador, é o dono do melhor ataque e quinto melhor saque nas estatísticas oficiais.
E o equilíbrio entre o grande ataque e a estruturada defesa é comprovado também pelos números divulgados pela CBV. Desde as primeiras rodadas da fase classificatória, o líbero Serginho é o líder do ranking de defensores. E sempre disparado com o melhor índice de eficiência, que hoje é de 38,72%, enquanto o segundo colocado tem 20%. A força do grupo celeste também aparece na avaliação por equipes. Dos seis fundamentos analisados, o Sada Cruzeiro está no topo de quatro: tem o melhor ataque, saque, defesa e levantamento.
Com o apoio do torcedor cruzeirense, no sábado, diante do Montes Claros, a força celeste precisará sair do papel e entrar em quadra. E, segundo Wallace, a Raposa está preparada para isso. "O nosso time está muito bem, estamos treinando forte esta semana e vamos com tudo. Querendo ou não, a responsabilidade é toda nossa, primeiro por estar jogando em casa e segundo por ter classificado em primeiro. Temos obrigação de ganhar e para isso temos que fazer a nossa parte bem feita. A gente sabe que o MOC tem uma equipe experiente, com jogadores bem rodados, então precisamos jogar concentrados para não acontecer nenhum deslize e sairmos com a vitória", finalizou o camisa 8.
Ingressos:
A venda de ingressos para a partida entre Sada Cruzeiro e Montes Claros começa na sexta-feira, 6. O torcedor poderá adquirir os bilhetes de 9h às 17h na Sede do Cruzeiro (Rua dos Timbiras, 2.903, Belo Horizonte) e de 8h às 18h no Riachão (Rua Rio Paraopeba, 1200, Contagem). No sábado, os ingressos estarão disponíveis somente nas bilheterias do ginásio, de 8h até o início do jogo. O valor da entrada é R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia.
Tabela das Quartas de Final:
1ª rodada
Sábado, 07/03, 10h30 – Sada Cruzeiro x Montes Claros Vôlei – Ginásio Riacho
2ª rodada
Sábado, 14/03, 12h30 – Montes Claros Vôlei x Sada Cruzeiro – Tancredo Neves
3ª rodada
Segunda-feira, 16/03, 18h30 – Sada Cruzeiro x Montes Claros Vôlei – Ginásio Riacho