8/2/2015 12:05
Time é outro, a confiança é a mesma
Depois do bicampeonato brasileiro conquistado em 2014, novo time do Cruzeiro encara a Caldense no Mineirão, no primeiro jogo da temporada diante da torcida
A torcida do Cruzeiro terá hoje a primeira oportunidade de ver a equipe jogar em casa em 2015. Como o time está bem diferente daquele que foi bicampeão brasileiro, há uma certa desconfiança. Mas os torcedores têm motivos para seguir entusiasmados se for repetida a história de dois anos atrás. Quando assumiu a equipe, em 2013, o técnico Marcelo Oliveira montou uma nova equipe e acabou conquistando o terceiro título nacional da história do clube.
Em relação ao último jogo de 2012, o time celeste teve apenas cinco jogadores na primeira partida do ano seguinte: o goleiro Fábio, o lateral-direito Ceará, o lateral-esquerdo e armador Éverton, o volante Leandro Guerreiro e o atacante Anselmo Ramon. Neste ano, quatro jogadores que foram titulares no ano passado começarão jogando hoje: Fábio, o lateral-direito Mayke, o zagueiro Leo e o armado Willian. O quinto pode ser o também armador Júlio Baptista.
Marcelo Oliveira admite que será difícil repetir o bom desempenho logo nos primeiros jogos. Porém, segue confiante em novas conquistas. “Temos de remontar a equipe, mas esse também é o papel da comissão técnica”, afirma o treinador, que dos novos contratados ainda não poderá contar com o lateral-esquerdo Pará e o armador De Arrascaeta, além de do volante Willians e do zagueiro Paulo André, que nem foram apresentados.
Os jogadores seguem o pensamento e prometem bom desempenho no segundo jogo oficial da temporada – no primeiro venceram o Democrata, em Governador Valadares, por 2 a 1, de virada. “Estávamos acostumados a jogar de uma forma e as mudanças geram alguns questionamentos. Mas o importante é a gente aprimorar e apresentar o melhor futebol possível, seguindo aguerridos na marcação e técnicos quando tivermos a bola”, diz o volante Henrique, um dos remanescentes do ano passado e segundo jogador mais antigo no clube, atrás apenas de Fábio.
Para facilitar um pouco o entrosamento, Marcelo Oliveira mantém o esquema 4-2-3-1. Dessa forma, caberá mais uma vez ao recém-chegado Leandro Damião a função de ser o homem de referência no ataque, sendo municiado por Marquinhos pela direita e Willian pela esquerda.
O desejo do treinador era escalar De Arrascaeta hoje. Porém, a falta de um documento da Associação Uruguaia de Futebol impediu que o armador tivesse a situação regularizada. Em seu lugar pode jogar o prata da casa Judivan ou o experiente Júlio Baptista.
ESTREIA
Entre os novatos, quem estreará hoje é o lateral-esquerdo Mena. O chileno está confiante, apesar do pouco tempo de trabalho com o grupo. “Já deu para sentir que o Marcelo quer que cuide mais da defesa. Mas é o jogo que vai mostrar se ficarei mais na defesa ou se vou procurar apoiar mais o ataque”, argumenta o jogador.
Se Mena começará jogando, o atacante Riascos foi relacionado e fica como opção para entrar durante a partida. Se entrar, tentará repetir o feito de outro estrangeiro, o também atacante Joel, que saiu do banco de reservas para marcar o gol da vitória sobre o Democrata-GV.
O ADVERSÁRIO
Veterana vem no embalo
Depois de golear o Mamoré por 6 a 1 na estreia no Campeonato Mineiro, a Caldense não deverá ter alterações para pegar o Cruzeiro, hoje, no Mineirão. O técnico Leo Condé gostou da disposição da equipe na primeira rodada e aproveitou a semana para fazer ajustes, como disse em entrevista em Poços de Caldas. Assim, o atacante Luiz Eduardo, autor de dois gols na semana passada, segue como titular, ainda que Cristiano, que o substituiu no segundo tempo, também tenha marcado duas vezes. Yuri, formado pelo Atlético, tem escalação confirmada.
1806 visitas - Fonte: Super Esportes