31/1/2015 08:39
Raposa 2.0. Raio-X do ‘novo’ Cruzeiro para 2015
Depois da saída de peças importantes, a equipe mineira precisou reformular o elenco para tentar manter a fase vencedora
Bicampeão brasileiro, o Cruzeiro perdeu suas principais peças na atual janela de transferências e terá de se reinventar para tentar seguir vitorioso em 2015. O treinador Marcelo Oliveira confessou que terá de reiniciar o trabalho de remodelagem do elenco, mas confia nos reforços que foram contratados pela diretoria e acredita que o clube conseguiu repor as ausências com qualidade.
Para a estreia no Campeonato Mineiro contra o Democrata-GV, neste domingo (1), o Cruzeiro poderá utilizar, dos atletas que foram contratados nesta janela de transferências, apenas Leandro Damião e Joel, uma vez que os demais jogadores ainda não estão com a documentação acertada. O FOXSports.com.br analisou os principais reforços da Raposa e expõe as diversas escalações que a equipe mineira pode utilizar nesta temporada.
Time-base do Cruzeiro campeão brasileiro de 2014:
Esquema tático: 4-2-3-1
Escalação: Fábio; Mayke, Léo, Dedé e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Marcelo Moreno. Técnico: Marcelo Oliveira.
Quem chega: Fabiano (Chapecoense); Mena (Santos); Felipe Seymour (Spezia–ITA); Gilson (América-MG); De Arrascaeta (Defensor–URU); Leandro Damião (Santos); Joel (Coritiba); Riascos (Monarcas Morelia–MEX).
Quem sai: Egídio (Dnipro-UCR); Samúdio (América-MEX); Lucas Silva (Real Madrid); Nílton (Internacional); Ricardo Goulart (Guangzhou Evergrande-CHN); Everton Ribeiro (Al-Ahly–EAU); Marlone (Fluminense); Borges (sem clube); Marcelo Moreno (Grêmio).
Na primeira partida da temporada 2015, diante do Shakhtar Donetsk, o técnico Marcelo Oliveira manteve o esquema tático utilizado em 2014, e entrou em campo com a seguinte escalação: Fábio; Mayke, Bruno Rodrigo, Léo e Gilson; Felipe Seymour, Henrique, Júlio Baptista e Marquinhos; Willian e Leandro Damião.
Durante a partida, Joel, ex-centroavante do Coxa, Judivan, garoto das categorias da base, e Neílton, ex-Santos, foram lançados ao campo, porém, o esquema foi mantido. Com as mudanças, o Cruzeiro passou a ter um time mais leve do meio para frente, com Joel fazendo a função de Ricardo Goulart, atuando dentro e fora da área, como um segundo centroavante ao lado de Leandro Damião.
Com a saída de Everton Ribeiro, principal atleta do elenco bicampeão brasileiro, o Cruzeiro correu atrás e acertou com o uruguaio Giorgian De Arrascaeta. O meio-campista de 20 anos tem características semelhantes as do brasileiro, uma vez que se movimenta com agilidade, cai pelos dois lados do campo e utiliza o pé direito com habilidade. O atleta pode entrar na vaga de Júlio Baptista ou de Marquinhos, mas também pode ser utilizado como um primeiro atacante, como atuava no Defensor (URU) ao lado do brasileiro Felipe Gedoz.
Outra peça importante que chega para compor a frente da Raposa é o meia-atacante Duvier Riascos. O colombiano tem forma física semelhante a de Ricardo Goulart e deve ser escalado como um primeiro atacante, ao lado de Leandro Damião ou de Joel, dependendo de como Marcelo Oliveira preferir. O atleta traz mais força física ao ataque mineiro, também pode ser utilizado pelos lados do campo, e brigará por uma vaga com Júlio Baptista e Marquinhos.
3777 visitas - Fonte: FoxSports.com