30/1/2015 11:40
Vai começar! Veja novidades, buracos e escalações dos times
Pode comemorar, torcedor: depois de quase dois meses de espera, finalmente seu time vai voltar a campo. Neste final de semana, a maioria dos times vai jogar nos Estaduais, então será possível ver as transformações - boas e ruins - de cada equipe. Já parou para pensar como vai ficar a escalação do seu time nesse começo de 2015? E os times rivais? O Terra fez essa análise para você.
É claro que nenhum time vai começar com força total neste final de semana. Existem desfalques por diversos motivos, como problemas de inscrição, lesões e até a presença de atletas na Seleção Brasileira Sub-20. Mas mesmo assim é possível imaginar como será o time-base de cada clube da Série A e do gigante Botafogo, a partir do momento que eles estiverem completos. Veja as análises abaixo:
ATLÉTICO-MG
Novidades: Lucas Pratto (A), Danilo Pires (M) e Cesinha (A)
Buracos: nenhum
O Atlético-MG perdeu um grande atacante, Diego Tardelli, e contratou outro, Lucas Pratto. A não ser que o argentino seja uma grande decepção, o resto do time está pronto, pois é a mesma base campeã da Copa do Brasil de 2014.
Provável time base: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete e Josué (Rafael Carioca); Dátolo, Carlos, Luan e Lucas Pratto
ATLÉTICO-PR
Novidades: Potiguar (Z), Lula (Z), Daniel Borges (LD), Nikão (A)
Buracos: atacante
O Atlético-PR ainda não contratou um jogador que chegue com moral para substituir Marcelo Cirino no ataque. Além disso, diante do grande risco de perder Douglas Coutinho, o ideal seria contratar até dois atacantes ao mesmo tempo.
Provável time base: Weverton; Daniel Borges, Cleberson, Léo Pereira e Natanael; Deivid, Hernani (Bruno Mota) e Marcos Guilherme; Bady (Edigar Junio), Douglas Coutinho e Cléo
AVAÍ
Novidades: Renan Oliveira (M), Uelliton (V), André Lima (A), Ronaldo Alves (Z), Pablo (LD), Denner (M), Claudinei (V), Edinho (M), Willian Rocha (Z), Caio César (A), Sander (LE) e Jéci (Z)
Buracos: atacante
O elenco do Avaí passou por uma grande reformulação. Mais de dez jogadores foram dispensados, mas outros 12 foram contratados. Ainda assim a falta de poder de fogo no ataque é um problema. A maioria dos atacantes é inexperiente e nenhum pode ser considerado titular absoluto. André Lima, o mais famoso, chegou sem condições físicas ideais. Apesar de não serem nomes de peso, Jéci e Ronaldo Alves chegaram para fechar um buraco que existia no começo do ano, a falta de um zagueiro titular.
Provável time base: Vagner; Pablo, Antonio Carlos (Jéci), Ronaldo Alves e Eltinho; Eduardo Costa, Eduardo Neto, Renan Oliveira e Marquinhos; Rômulo (Anderson Lopes) e Bruno Mendes (André Lima)
BOTAFOGO
Novidades: Alisson (Z), Roger Carvalho (Z), Diego Jardel (M), Bill (A), Tássio (A), Willian Arão (V), Renan Fonseca (Z), Tomas (M), Carleto (LE), Luis Ricardo (LD) e Elvis (M)
Buracos: meias
O Botafogo teve trabalho para se reconstruir e agora tem um time totalmente modificado. Antônio Lopes e René Simões não conseguiram nenhum reforço de peso, mas preencheram a maioria dos buracos do time. Porém, ainda falta contratar meias criativos para o time. Atualmente existem apenas quatro opções pouco convicentes: Gegê, Diego Jardel, Tomas e Elvis.
Provável time base: Jéfferson; Gilberto, Roger Carvalho, Renan Fonseca e Carleto; Airton, Marcelo Mattos; Gegê, Diego Jardel, Rodrigo Pimpão e Bill
CHAPECOENSE
Novidades: Vilson (Z), Caramelo (LD), Dener (LE), Elicarlos (V), Ananias (MA), Maranhão (M), Junior Timbó (M), William Barbio (A), Roger (A), Zang (Z), Gil (V), Maylson (V), Apodi (LD), Thiego (Z) e Richarlyson (V)
Buracos: nenhum
A boa campanha de 2014 obrigou a Chapecoense a reformular o elenco, já que vários destaques saíram para times maiores. Mas a diretoria trabalhou bastante e contratou 15 jogadores ao todo. A maioria deles é conhecida pelo grande público, mas alguns são questionáveis, como o lateral direito Apodi e o atacante Roger. Mas pelo menos o grande número de contratações dá opções para o técnico Vinicius Eutrópio em todas posições.
Provável time base: Danilo; Apodi, Rafael Lima, Douglas Grolli e Dener; Wanderson e Richarlyson; Camilo, Ananias e William Barbio; Roger
CORINTHIANS
Novidades: Cristian (V), Mendoza (A), Edilson (LD) e Edu Dracena (Z)
Buracos: meia e atacante
O principal problema do time é não ter um atacante que possa substituir Paolo Guerrero, principalmente porque está cada vez mais distante a renovação do contrato dele. Além disso, a diretoria vinha procurando um meia criativo, mas aparentemente Tite vai apostar em Renato Augusto e Lodeiro antes de tentar contratar outros jogadores.
Provável time base: Cássio; Fagner, Edu Dracena (Felipe), Gil e Fábio Santos; Ralf (Cristian), Elias e Renato Augusto (Lodeiro); Emerson, Malcom e Guerrero
CORITIBA
Novidades: Giva (A), Pedro Ken (M), Negueba (A), Alan Santos (V), Mazinho (A), Luis Cáceres (M) e João Paulo (V)
Buracos: meias e atacantes
Mais de dez jogadores saíram do Coritiba e ainda não houve reposição no setor ofensivo. No meio-campo, por exemplo, o time perdeu Robinho e Alex, mas apenas Pedro Ken chegou. Já no ataque o técnico Marquinhos Santos tem feito cobranças à diretoria, pois quer tanto jogadores de velocidade quanto centroavantes. Por enquanto existem apenas seis opções: Negueba, Mazinho, Giva, Keirrison, Paulo Vitor e Rafhael Lucas
Provável time base: Vaná (William); Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; João Paulo (Alan Santos), Rosinei e Pedro Ken; Mazinho, Negueba e Keirrison (Rafhael LucaS)
CRUZEIRO
Novidades: Fabiano (LD), Gilson (LE), Felipe Seymour (V), Joel (A), Leandro Damião (A), Riascos (A), Pará (LE) e Rodrigo Souza (V)
Buracos: volante e meia
O Cruzeiro já perdeu um time inteiro, 11 jogadores, entre negociados, dispensados e um lesionado gravemente, Dedé. Então o bicampeão brasileiro terá um time reformulado em 2015. A diretoria ainda está no mercado e com muito dinheiro para encontrar os substitutos de Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart. Por enquanto a contratação mais cara foi o jovem Arrascaeta, que é uma aposta. Sendo assim, ainda há grande indefinição do meio-campo para frente.
Provável time base: Fábio; Mayke, Manoel, Léo e Gilson (Mena); Henrique e Willian Farias; Arrascaeta e Júlio Baptista; Willian e Leandro Damião
FIGUEIRENSE
Novidades: Ferron (Z), Fabinho (V), Ricardinho (M), Juninho (LE),
Buracos: lateral esquerdo e atacante
Depois de perder Cereceda, o Figueirense contratou Juninho para tampar o buraco na lateral esquerda, mas o jogador se machucou em um amistoso e deve perder o primeiro semestre. Além disso, a saída de Pablo foi confirmada, o que deixa o ataque sensivelmente mais fraco.
Provável time base: Luan Polli; Leandro Silva, Nirley (Thiago Heleno), Marquinhos e Marquinhos Pedroso; França, Dener, Léo Lisboa e Ricardinho; Clayton e Marcão
FLAMENGO
Novidades: Bressan (Z), Pará (LD), Thallyson (LE), Arthur Maia (M), Marcelo Cirino (A), Jonas
Buracos: meia
O Flamengo já começou o ano procurando um meia de criação. Fez propostas por Conca, Jadson e outros, mas nada deu certo até agora. A boa notícia é que Arthur Maia, uma aposta vinda do América-RN, surpreendeu nos amistosos e teve ótimas atuações. Mas depender apenas dele para armar as jogadas do time não é o ideal.
Provável time base: Paulo Victor; Léo Moura, Wallace, Samir e Anderson Pico; Cáceres, Canteros e Arthur Maia; Everton, Nixon (Gabriel) e Marcelo Cirino
FLUMINENSE
Novidades: Victor Oliveira (Z), João Filipe (Z), Giovanni (LE), Guilherme Santos (LE), Marlone (M), Vinicius (M) e Lucas Gomes (A)
Buracos: meia e atacante
Até agora o Fluminense ainda não conseguiu reposições para as principais perdas do elenco, Rafael Sóbis e Darío Conca. O jovem Marlone chegou para reforçar o meio-campo, mas ainda está disputando vaga com Vinicius e não tem as mesmas características de Conca. Além disso, um atacante de velocidade seria importante, pois a lentidão no ataque foi um dos problemas do Fluminense em 2014.
Provável time base: Diego Cavalieri; Renato (Wellington Silva), Henrique, Gum e Giovanni; Jean, Cícero, Wagner e Marlone (Vinicius); Walter (Lucas Gomes) e Fred
GOIÁS
Novidades: Bocão (LD), Júnior Lopes (Z), Ruan (A), Bruno Henrique (A), Diogo Barbosa (LE) e Felipe Menezes (M)
Buracos: volante e atacante
Dois setores do Goiás perderam jogadores importantes: o volante Thiago Mendes e os atacantes Bruno Mineiro e Samuel saíram do clube. No meio-campo ainda não houve reposição, então é o maior buraco da equipe. No ataque foram contratados jogadores rápidos, mas ainda há carência de centroavantes matadores.
Provável time base: Renan; Bocão, Felipe Macedo, Pedro Henrique e Diogo Barbosa; Rodrigo, David e Felipe Menezes; Erik, Wellington Jr. e Bruno Henrique (Ruan)
GRÊMIO
Novidades: Marcelo Oliveira (V), Douglas (M), Galhardo (LD) e Erazo (Z)
Buracos: lateral esquerdo
O Grêmio tem dois jogadores para a lateral: o eternamente improvisado Marcelo Oliveira ou o jovem Marcelo Hermes, de apenas 19 anos. Contratar uma opção mais segura seria o ideal. Além disso, o ataque titular ainda não está definido, mas não se trata de um buraco, já que Felipão tem opções no mão, podendo tirar um dos centroavantes para escalar um meia ou outro atacante mais rápido no lugar.
Provável time base: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez (Raul), Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Ramiro e Fellipe Bastos; Douglas, Luan, Marcelo Moreno e Barcos
INTERNACIONAL
Novidades: Léo (LD), Nilton (V), Réver (Z), Vitinho (A) e Gustavinho (A)
Buracos: nenhum
O Inter foi um dos times que soube preencher os principais buracos que existiam no time titular. Com a saída de Wellington Silva, a diretoria buscou o lateral Léo. Após liberar Alan Patrick, o time rapidamente acertou como Vitinho e ainda contará com o recuperado Eduardo Sasha. Além disso, aconteceu a contratação de Nilton, que tem tudo para colocar Willians, titular em 2014, na reserva.
Provável time base: Alisson; Léo, Réver, Juan e Fabrício; Nilton (Willians) e Aránguiz; Eduardo Sasha (Vitinho), Alex e D'Alessandro; Nilmar
JOINVILLE
Novidades: Eduardo (M), Dráusio (Z), Luiz Felipe (LD), Geandro (V), Rafael Costa (A) e Bruno Furlan (A)
Buracos: meia e atacante
Até os amistosos do Joinville mostraram que o principal problema do time é a falta de criança ofensiva. Os atacantes, Rafael Costa e Bruno Furlan, não foram contratações de peso e ainda estão desentrosados. Além disso, a única reposição para o meio-campo foi a chegada de Eduardo.
Provável time base: Ivan; Luiz Felipe, Bruno Aguiar, Gutti e Rogério; Naldo e Anselmo; Marcelo Costa e Eduardo; Rafael Costa e Bruno Furlan
PALMEIRAS
Novidades: Vitor Hugo (Z), Lucas (LD), Zé Roberto (M), Amaral (V), Gabriel (V), Andrei Girotto (V), Leandro Banana (A), João Paulo (LE), Robinho (M), Dudu (A), Kelvin (A), Victor Ramos (Z), Rafael Marques (A), Jackson (Z), Alan Patrick (M), Ryder (A) e Arouca (V)
Buracos: nenhum
É difícil falar que existe algum buraco em um time que contratou 17 jogadores. Todas posições estão recheadas de opções - até com exagero em alguns casos. O setor mais frágil e indefinido ainda é a defesa, mas Oswaldo de Oliveira terá muitas opções para testar até encontrar a dupla ideal.
Provável time base: Fernando Prass; Lucas, Tobio (Nathan), Jackson (Vitor Hugo) e Zé Roberto; Arouca, Gabriel; Alan Patrick, Valdivia, Dudu e Leandro Banana (Cristaldo)
PONTE PRETA
Novidades: Matheus Inácio (G), Diego Ivo (Z), Pablo (Z), Dedé (V), Tchê Tchê (M), Vitor Xavier (M), Biro-Biro (A), Fábio Santos (A), Marcelo Lomba (G), Renato Chaves (Z), Wanderson (A)
Buracos: lateral esquerdo
A Ponte só teve duas perdas relevantes, mas conseguiu reposições à altura. Jonathan Cafu foi para o São Paulo, mas Rildo voltou ao time de Campinas e vai substituí-lo. Na lateral esquerda, porém, Bryan saiu e ninguém foi contratado. Resta saber se João Paulo ou Rodrigo Biro darão conta do recado.
Provável time base: Marcelo Lomba; Rodinei, Diego Ivo (Pablo), Tiago Alves e João Paulo (Rodrigo Biro); Juninho, Fernando Bob, Adrianinho e Renato Cajá; Rildo e Fábio Santos
SANTOS
Novidades: Chiquinho (M), Ricardo Oliveira, Valencia (V), Elano (M), Marquinhos Gabriel (M), Werley (Z) e Vanderlei (G)
Buracos: lateral esquerda e volante
O Santos até conseguiu superar a saída de Edu Dracena, já que contratou Werley e ainda terá a volta de Gustavo Henrique. Mas perder Mena e Arouca ainda deixa buracos no time. A lateral só terá o jovem Caju e o improvisado Chiquinho; no meio-campo o experiente Renato não pode ser a única opção, por questões físicas.
Provável time base: Vanderlei; Cicinho, Gustavo Henrique, Werley e Chiquinho (Caju); Alisson, Renato e Lucas Lima; Robinho, Gabriel e Ricardo Oliveira
SÃO PAULO
Novidades: Breno (Z), Bruno (LD), Carlinhos (LE), Thiago Mendes (V), Daniel (M) e Jonathan Cafu (A)
Buracos: zagueiro
Como já tinha um elenco bastante reforçado desde 2014, o São Paulo fez apenas contratações pontuais. Porém, um objetivo da diretoria não foi alcançado, a chegada de um zagueiro canhoto. Então por enquanto o contestado Edson Silva continuará como titular.
Provável time base: Rogério Ceni; Bruno, Edson Silva, Rafael Tolói e Carlinhos; Denilson, Souza; Michel Bastos, Ganso, Alan Kardec e Luís Fabiano
SPORT
Novidades: Danilo Fernandes (G), Elbér (M), Alex Silva (LD) e Samuel (A)
Buracos: meia e atacante
O Sport tentou manter a base, o que certamente será importante para o time em 2015. Mas no setor ofensivo ainda faltam algumas opções. O meia Ibson foi embora e ainda não veio outro meia de peso para o seu lugar, tanto que Eduardo Baptista tem improvisado Danilo no setor. E no ataque ainda falta um jogador com mais velocidade e experiência.
Provável time base: Magrão; Vitor (Alex Silva), Ewerton Páscoa, Durval e Renê; Rodrigo Mancha, Rithely, Danilo (Élber) e Diego Souza; Samuel e Joelinton
VASCO
Novidades: Aislan (Z), Bruno Ferreira (LD), Lucas (V), Jean Patrick (V), Julio dos Santos (M), Marcinho (M), Erick Luis (A), Matheus Índio (M), Romarinho (A), Victor Bolt (V), Madson (LD), Christiano (LE), Erick (LE), Serginho (V)
Buracos: meia
Desde dezembro, o Vasco já começou a se reforçar com muitos jogadores. Conseguiu 14 contratações ao todo e agora resta ao técnico Doriva montar um time homogêneo e bem organizado, já que os reforços não são de alto nível. A maior dificuldade é formar o meio-campo, já que Marcinho e Bernardo, prováveis titulares, não são tão rápidos. O técnico resolveu escalar um atacante, Montoya, para ajudar nesse sentido, mas o ideal seria contratar alguém mais criativo.
Provável time base: Martin Silva; Madson (Jean Patrick), Luan, Rodrigo e Christiano; Guiñazu, Serginho; Bernardo, Marcinho e Montoya; Thalles
3789 visitas - Fonte: Terra