Minas Gerais dominou o Brasil em 2014. Enquanto o Cruzeiro foi bicampeão brasileiro, o Atlético-MG venceu a Copa do Brasil com grandes viradas nas quartas e na semifinal, além de ter superado o grande rival na decisão.
Apesar de sofreram com a saída de alguns jogadores, as duas equipes seguem como favoritas ao título do Campeonato Mineiro. A última vez que um dos dois times não venceu a competição foi em 2005, quando o Ipatinga levantou a taça.
América-MG, Boa Esporte e Tombense surgem como favoritos as duas vagas que devem restar as semifinais. Enquanto os dois primeiros ficaram muito próximo do acesso a Série A do Brasileiro no ano passado, o Tombense foi campeão da Série D. Em outras equipes do interior, alguns jogadores rodados serão atração a partir desse final de semana, como o volante Alan Bahia e o atacante Fábio Junior.
O Atlético-MG precisará saber lidar com a ausência do ídolo Diego Tardelli, principal jogador do time em 2014 que se transferiu para o futebol chinês. A esperança de gols, com isso, cai sobre o argentino Lucas Pratto, ex-Vélez Sarsfield, principal contratação para 2015.
A chegada de Pratto, contudo, muda o estilo de jogo da equipe comandada por Levir Culpi, que se notabilizou pela ausência de um centroavante e a constante movimentação do seu ataque no segundo semestre, quando o Atlético-MG conquistou a Copa do Brasil sobre o rival Cruzeiro.
Outro ícone do time que venceu a Copa Libertadores, Réver perdeu espaço para o jovem Jemerson e foi para o Internacional, enquanto os atacantes Jô, e André, além do lateral Emerson Conceição, foram reintegrados por Levir.
Enquanto o rival Atlético-MG perdeu seu principal atacante - Diego Tardelli -, o Cruzeiro viu metade do time titular deixar a equipe. Egídio, Nilton, Lucas Silva, Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Marcelo Moreno não fazem mais parte do elenco bicampeão brasileiro.
O dinheiro das vendas de Goulart e Everton Ribeiro serviu para a contratação de dois jogadores para a posição: o uruguaio De Arrascaeta e o colombiano Riascos, que tentarão fechar essa lacuna causada pelos dois meias que eram os principais nomes do time azul. Outras opções são os jogadores que já faziam parte do elenco, casos de Alisson, Júlio Baptista e Willian.
Para o comando do ataque, Marcelo Oliveira, que começa a terceira temporada no comando do time, aposta em Leandro Damião. O atacante, comprado há um ano por R$ 42 milhões pelo Santos, não rendeu no time paulista e assim foi emprestado ao Cruzeiro. Outra alternativa para a posição de centroavante é Joel, camaronês que se destacou no Coritiba no ano passado.
O América-MG ficou a um ponto de retornar para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Com 61 pontos, a equipe terminou o torneio no quinto lugar. Punido por uma escalação irregular, o time perdeu seis pontos e estaria na elite do futebol nacional se não fosse essa pena. A boa campanha, contudo, fez com que destaques do time mineiro se transferissem para grandes clubes.
O zagueiro Vitor Hugo e o volante Andrei Girotto foram para o Palmeiras, enquanto o lateral Gilson retornou ao Cruzeiro. Artilheiro do América-MG na Série B, Obina se transferiu para o futebol japonês. Com isso, o rodado técnico Gilvanildo Oliveira, que passou por 22 clubes e ganhou sete estaduais, terá de montar um novo time, que terá como referências os veteranos Leandro Guerreiro e Mancini
Assim como o América-MG, o Boa Esporte esteve a uma vitória de ascender à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Porém, a derrota para o Icasa impediu aquele que seria o maior feito da história do clube. Vice-artilheiro da Série B com 15 gols, Tomás deixou o time rumo ao Botafogo.
Outros jogadores também saíram, e as principais novidades foram os retornos do técnico Ney da Matta e do goleiro Alexandre, além do empréstimo do atacante Danielzinho, considerado uma promessa do Atlético-MG. Irmão gêmeo de Marlone, recém-contratado pelo Fluminense, o meia Marlos é uma aposta da equipe para surpreender os grandes em 2015.
Se contarmos pelos amistosos, a Caldense pode sonhar com uma vaga nas semifinais do Campeonato Mineiro. Em três jogos contra times paulistas, a equipe derrotou Itapirense e Ituano, além de ter empatado com o Santo André.
Anunciado como grande reforço, Ugo Casagrande, filho do ex-jogador Casagrande, rompeu os ligamentos do joelho e não disputará o estadual. Meia-atacante que jogou a última Série B pelo ABC, Zambi é a grande novidade da Caldense.
De volta à primeira divisão após ser vice-campeão da segundona em 2014, o Democrata contratou reforços desconhecidos do grande público. O volante Willian Leandro, que já passou pelo Coritiba, desponta como o principal nome do elenco comandado pelo técnico Gilmar Estevam, artilheiro do Mineiro pelo próprio Democrata na maior campanha da história do clube, em 1991.
Uma das principais novidades - se não a principal - entre os times do interior de Minas Gerais. Assim pode ser tratada a contratação de Fábio Junior, atacante de 37 anos que já passou por Cruzeiro, Atlético-MG, Roma e seleção brasileira.
As expectativas, contudo, não são grandes, já que a equipe não vem em um bom momento nos últimos anos, tendo inclusive ficado uma posição acinma da zona de rebaixamento na última temporada. Neto de Pelé, Octávio Felinto Neto, de 16 anos, também está no elenco do Guarani-MG.
Campeão da segunda divisão em 2014, o Mamoré surpreendeu ao anunciar o volante Alan Bahia, campeão brasileiro e vice da Libertadores pelo Atlético-PR. Com outros reforços desconhecidos do grande público, a equipe de Patos de Minas tenta evitar uma nova queda na volta a elite do futebol mineiro, fato que ocorreu em 2011.
>img src=http://contenti1.espn.com.br/image/livre/462c3bd6-d011-3c25-9f54-cbe2e5c0e313.jpg?random=453>
O Tombense vem embalado após um grande ano de 2014, quando completou seu centenário e comemorou o título da Série D do Campeonato Brasileiro. No estadual, contudo, a equipe realiza apenas sua terceira participação, tendo terminado em terceiro lugar em 2013 e em sétimo em 2014.
Um dos jogadores mais experientes da equipe, Francismar se transferiu para o Boavista, do Rio de Janeiro. O volante Coutinho, revelado pelo Vasco, e Joílson, ex-São Paulo e Botafogo, seguem como os nomes mais rodados.
O Tupi que ficou a dois jogos de conseguir o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro - caiu nas quartas para o Paysandu - é bem diferente deste que buscará vaga nas semifinais do Mineiro.
Algumas caras são conhecidas do torcedor, como o técnico Felipe Surian, que esteve no acesso para a Séric C em 2013, e o atacante Ademilson, que passou por Fluminense e Botafogo, e, aos 40 anos, é um ídolo da equipe de Juiz de Fora.
Para não brigar contra o rebaixamento, como ocorreu na última temporada, a URT confia no técnico Wilson Tadei, 60 anos, campeão do Paulistão da Série A2 em 2010 com o Linense e rodado no futebol paulista. Dentro de campo, os nomes mais conhecidos são o volante Bruno Formigoni, revelado pelo São Paulo, e o atacante Leandro Love, com passagens pela Portuguesa e Red Bull Brasil, além do futebol australiano e japonês.
Tricampeão mineiro de forma consecutiva na década de 30, o Villa Nova alternou campanhas boas com brigas contra o rebaixamento nas últimas edições do Campeonato Mineiro. Para esta temporada, o destaque dos comandados do técnico Wellington Fajardo, que rodou pelo interior de Minas Gerais nos últimos anos, fica por conta do goleiro Bruno Fuso, ex-Atlético-MG, e do atacante Diego Clementino, que passou por Cruzeiro, Grêmio e Botafogo.