Marcelo Oliveira irá utilizar o time titular nos primeiros jogos do Mineiro (Foto: Tayrane Corrêa)
O Cruzeiro entra como favorito em todas as edições do Campeonato Mineiro, ao lado do Atlético-MG, o grande rival. Desde 1915 foram disputados 103 estaduais em Minas, e, juntos, a dupla da capital conquistou 79 títulos, o que representa 76,69% do total. Em 2015, a história não deve ser diferente. Raposa e Galo possuem elenco superior aos demais e, a não ser que algum acidente de percurso aconteça, têm grandes chances de se encontrarem na decisão mais uma vez. Um fato novo, porém, mudou a importância e a maneira com que o Cruzeiro vai enxergar o Mineiro deste ano.
O presidente Gilvan de Pinho Tavares e o técnico Marcelo Oliveira chegaram a falar, no começo do ano, que a Raposa usaria um time misto na competição, já que a prioridade no primeiro semestre é a Taça Libertadores. Além disto, o Estadual serviria como oportunidade para os recém-contratados e jogadores com pouco espaço mostrarem serviço. O desmanche do time bicampeão brasileiro, porém, está forçando Marcelo a mudar os planos para o Mineiro. De laboratório, o estadual passa a ser espaço fundamental para que o time se acerte e busque o entrosamento que perdeu para toda a temporada.
Do elenco que disputou o Brasileirão do ano passado saíram os laterais Egídio e Samúdio, os volantes Lucas Silva e Nilton, os meias Ricardo Goulart, Éverton Ribeiro e Marlone, e os atacantes Borges e Marcelo Moreno. Além deles, o zagueiro Dedé passou por uma cirurgia no joelho direito e só deve voltar aos gramados no segundo semestre. O atacante Dagoberto não faz parte dos planos de Marcelo Oliveira para a temporada e treina separado do grupo.
Com isto, alguns dos novos contratados terão a responsabilidade de chegar e assumir uma vaga de titular no time. As caras novas no elenco cruzeirense são os laterais Fabiano e Mena, o volante Felipe Seymour, o meia De Arrascaeta e os atacantes Leandro Damião, Joel, Riascos. Destes, pelo menos quatro serão titulares de cara. Além deles, outros jogadores que eram titulares no ano passado, continuarão neste início. São eles: o zagueiro Manoel, o meia Marquinhos e o atacante Willian. Ou seja, numa conta rápida, sete mudanças em relação ao time-base do Brasileirão do ano passado, o que representa 63,63%.
Os jogos do Campeonato Mineiro seriam disputados pelo time reserva do Cruzeiro, mas a necessidade de buscar entrosamento e conjunto de jogo fez com que os planos mudassem. Com isto, a Raposa vai com força máxima para os primeiros desafios no estadual. A estreia na Libertadores está marcada para o dia 25 de fevereiro, em Sucre, na Bolívia, contra o Universitário. Antes, o time disputa quatro partidas pelo Mineiro e a tendência é que Marcelo Oliveira mande força máxima para o campo.
Leandro Damião será uma das caras novas do Cruzeiro para esta temporada (Foto: Nalu Rosa / Light Press)
Confira os primeiros jogos do Cruzeiro no Campeonato Mineiro:
01/02 – Democrata-GV x Cruzeiro – Governador Valadares
08/02 – Cruzeiro x Caldense – Mineirão
11/02 – Guarani x Cruzeiro – Divinópolis
21/02 – Cruzeiro x Boa Esporte - Mineirão