26/1/2015 20:49
Livro oficial do tetra conta os detalhes da conquista cruzeirense em 2014
História do Cruzeiro no Brasileirão do ano passado foi escrita por jornalista e fotógrafo
Thiago Soraggi e Guilherme Guimarães, autores do livro do Cruzeiro (Foto: Marco Astoni)
O Cruzeiro lançou, na noite desta segunda-feira, o livro oficial sobre a conquista do Campeonato Brasileiro de 2014. Assinado pelo jornalista Guilherme Guimarães e pelo fotógrafo Thiago Soraggi, o livro tem prefácio do ex-jogador Wilson Piazza, ídolo do clube nos anos 1960 e 1970. A obra, com muitos textos e fotos, descreve com detalhes a trajetória do tetra cruzeirense, cuja campanha teve 24 vitórias, oito empates e seis derrotas em 38 jogos.
Thiago Soraggi, que foi responsável por todo o projeto visual e pela seleção das imagens usada na publicação, conta que o projeto começou a ser feito em outubro. Para ele, foi um grande prazer levar a vibração das arquibancadas para as páginas de um livro.
- Estou realizando um sonho, que é retratar a emoção de torcedor num livro. O cruzeirense é muito exigente, eu sei bem disto porque sou cruzeirense. Convidei o Guilherme, que é um ótimo jornalista. Ele topou de cara e enriqueceu muito o trabalho com excelentes textos.
Para Guilherme Guimarães, que falou sobre o título, jogo a jogo, o livro serviu para deixar claro que é possível separar o lado torcedor do lado jornalista. Ele, que é cruzeirense declarado, não escondeu a emoção de descrever um título tão importante e tão comemorado pela torcida azul.
- Eu aprendi na marra, ao longo da minha carreira, que é possível separar os dois lados, torcedor e jornalista. Graças a Deus, eu consegui, e o livro é prova disto. Eu acredito que o trabalho ficou muito bem feito. Eu me emocionei ao relembrar os jogos. A gente buscou um gancho diferente para falar de cada partida, até porque as pessoas já tinham lido sobre os jogos, na época em que aconteceram, e visto as imagens na TV.
Buscamos um conteúdo de textos e imagens 100% inéditos. Acho que os torcedores vão gostar.
A taça do tetra brasileiro foi levada ao lançamento do livro e vários torcedores aproveitaram para tirar fotos ao lado dela, acompanhados de muita pizza. O mascote Raposão também marcou presença e, como sempre, foi muito assediado. O diretor de comunicação do Cruzeiro, Guilherme Mendes, e o diretor de marketing, Marcone Barbosa, representaram o presidente Gilvan de Pinho Tavares, que não compareceu ao evento.
2961 visitas - Fonte: Globo Esporte