Bicampeão brasileiro, campeão estadual e finalista da última edição da Copa do Brasil, o Cruzeiro tinha como principal segredo o entrosamento de seus atletas A temporada 2015 sequer iniciou e o clube perdeu cinco titulares, sendo quatro deles negociados. Os dois artilheiros do Brasileirão e o melhor atleta do país nas duas temporadas anteriores participaram da debandada celeste.
O número de saídas chega a dez, incluindo atletas que foram liberados para buscar outros clubes e sequer treinam entre os principais nomes do elenco. As perdas mais significativas até o momento são Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Lucas Silva.
Veja o que aconteceu com os jogadores que deixaram o Cruzeiro em dezembro de 2014 e janeiro deste ano:
O primeiro titular a deixar a Toca da Raposa 2 foi Marcelo Moreno. Emprestado pelo Grêmio ao bicampeão nacional, o centroavante boliviano retornou ao Rio Grande do Sul e está nos planos de Luiz Felipe Scolari para a temporada do Tricolor Imortal.
O volante Nilton seguiu o mesmo caminho do antigo companheiro de equipe. Ele se mudou para Porto Alegre. O clube, no entanto, é diferente. O Internacional será o novo time do meio-campista.
Reserva da lateral esquerda no ano passado, Samudio está atualmente no México. O lateral-esquerdo paraguaio defende o América (MEX) após passar na Toca da Raposa 2 por empréstimo de uma temporada.
A debandada cruzeirense foi reforçada por Egídio. No início de janeiro, o lateral-esquerdo foi negociado junto ao Dnipro, da Ucrânia. A mudança foi confirmada pela diretoria na reapresentação do elenco.
Ainda no ano passado, dois jogadores foram informados que não permaneceriam em Belo Horizonte. O centroavante Borges, ao término de seu contrato, não foi procurado pela diretoria. O apoiador Marlone teve destino parecido. O vínculo do atleta foi rescindido e, na sequência, ele firmou compromisso com o Fluminense.
Insatisfeito com a reserva no último ano, Dagoberto foi mais uma perda para o elenco comandado por Marcelo Oliveira. O atacante ainda treina na Toca da Raposa 2, mas foi liberado pela diretoria para procurar novo clube e já demonstrou chateação com o fato.
Principal jogador do Cruzeiro nos últimos dois anos, Éverton Ribeiro deixou o clube neste domingo. O jogador assinou com o Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e receberá vencimentos de R$ 1,14 milhão. Com a negociação do atleta, o clube obteve um lucro de 9 milhões de euros.
O meio de campo cruzeirense ficou debilitado também com a negociação de Ricardo Goulart. O apoiador assinou com o Guangzhou Evergrande, da China, e deu ao clube uma receita de 11,25 milhões de euros. A sua venda foi anunciada há duas semanas pela diretoria da agremiação mineira.
Por fim, na última sexta-feira, foi confirmada a transação de Lucas Silva para o Real Madrid. O volante foi liberado por 14 milhões de euros, dos quais o clube terá direito a 7 milhões de euros. A negociação se iniciou no ano passado e teve um desfecho nos últimos dias.