Da Toca II
Maikyson Coelho
“Esses quase oito anos que vivi dentro do Cruzeiro foram marcantes. Aqui consegui muitas conquistas, graças a Deus. O Cruzeiro Esporte Clube sempre foi, é, e sempre será a minha casa. Não prefiro dizer adeus, quero dizer um até breve e que tenho muito orgulho de ter honrado essa camisa e espero voltar um dia para vestir, de novo, esse manto celeste. Um abraço de Lucas Silva, um eterno cruzeirense”. Essas foram as palavras do ex-volante da Raposa, que se despediu do Maior de Minas na tarde sexta-feira e seguirá para o Real Madrid, da Espanha, nos próximos dias.
Revelado pela Raposa, o jovem talento chegou ao Clube em 2007 e fez toda a sua formação nas categorias de base do Cruzeiro. Aos 19 anos, no dia 18 de julho de 2012, Lucas entrava em campo para fazer a sua primeira partida no time profissional celeste, onde se manteve até esta temporada.
Da data da sua estreia em diante, o goiano, natural de Bom Jesus de Goiás, se tornou peça fundamental no esquema de Marcelo Oliveira e, ao todo, realizou 93 jogos com a camisa azul, tendo marcado quatro gols e conquistado dois títulos do Campeonato Brasileiro e um do Mineiro.
As boas atuações no Tetracampeão levaram o atleta para as Seleções Brasileiras sub-20 e sub-21, pela qual alcançou o troféu do Torneio de Toulon, em 2014. Neste mesmo ano, o cruzeirense figurou na seleção do Brasileirão, recebendo o prêmio Bola de Prata, da Revista Placar.
Hoje, aos 21 anos, mais maduro, o jogador deixa a capital mineira para ir à Madrid. Consciente sobre a importância do Cruzeiro em sua formação e evolução dentro e fora das quatro linhas, Lucas fez questão de expor sua alegria pelo atual momento, não se esquecendo de agradecer todos que contribuíram para o seu crescimento nos últimos anos.
“Estou muito feliz com esse momento. É uma oportunidade única na minha vida, é um sonho realizado. Eu não poderia deixar de agradecer ao Clube, aos funcionários, aos jogadores, à comissão técnica, principalmente o treinador. Também agradeço o presidente que atendeu o meu pedido pessoal, me deixando realizar esse sonho. Sou muito grato a essa torcida maravilhosa, que me fez arrepiar várias vezes no Mineirão, sempre lotando o estádio, me incentivando e fazendo com que eu tivesse raça dentro de campo”, disse.
“A minha ascensão dentro do Cruzeiro mudou muita coisa na minha vida. Através daqui o mundo inteiro pode me conhecer, ver a minha capacidade, o meu futebol, a minha pessoa, a minha conduta dentro do Clube. Os títulos que conquistamos foram muito importantes para o meu crescimento. Sempre tive conhecimento da capacidade do grupo, que poderíamos fazer história, e fizemos”, completou.
Por fim, o talentoso meio-campista demonstrou imensa gratidão a Marcelo Oliveira, o qual sempre apostou no futebol do garoto. Foi sob o comando do treinador que Lucas Silva cresceu e se tornou um dos principais volantes do futebol mundial.
“Faço um agradecimento especial ao Marcelo Oliveira. Desde a sua chegada sempre preocupou muito comigo, com a minha evolução e com a minha qualidade. Ele sabia que eu poderia me transformar em um grande jogador, com potencial, como aconteceu aqui no Cruzeiro. Muito obrigado por tudo, Marcelo. Pelo carinho que teve comigo e você foi um cara essencial para o meu crescimento”, complementou.
Ficha completa do ex-volantre cinco estrelas:
Nome completo: Lucas Silva Borges
Posição: Volante
Nascimento: 16/02/1993 (Bom Jesus de Goiás-GO)
Altura: 1,82 m
Peso: 80 kg
Jogos: 93
Gols: 4
Estreia no Cruzeiro: Portuguesa-SP 0 x 2 Cruzeiro, 18/07/2012 pelo Campeonato Brasileiro, no Canindé, em São Paulo-SP
Carreira:Cruzeiro (2007 a 2011), Nacional-MG (2012), Cruzeiro (2012/2015) e Real Madrid (01/2015)
Títulos: Campeonato Brasileiro Sub-20 2010; Campeonato Brasileiro 2013 e 2014; Campeonato Mineiro 2014
Seleção Brasileira: Sub-20 (2012 e 2013); Sub-21 (2014)
Títulos pela Seleção Brasileira: Torneio de Toulon Sub-21 2014
Premiações: Seleção do Prêmio Craque do Brasileirão 2014