A pré-temporada é um período que exige muito esforço, não só dos atletas, mas também de integrantes de diversos setores que cuidam do futebol do Maior de Minas. Entre eles estão os preparadores físicos, como Juvenilson de Souza, que explica o funcionamento deste período de treinamento, o qual antecede a disputa dos campeonatos.
“Nós temos três etapas até chegar à competição. A primeira é o diagnóstico, que é feito através de avaliações médicas, fisioterápicas, fisiológicas e físicas, onde se traça um perfil do estado do condicionamento físico de cada atleta. O segundo estágio consiste na preparação muscular e técnica específica para cada função, onde se dá uma intensidade de treino maior. Tudo isso é monitorado através da frequência cardíaca e do volume das ações motoras, que é feito por GPS. A cada treinamento nós monitoramos a carga e analisamos qual é a intensidade em que o trabalho está sendo feito. Isso é um processo gradativo. A terceira parte envolve a preparação de jogo através de coletivos, de jogos treinos e de amistosos. Esse é o estágio em que a gente finaliza a pré-temporada e inicia a disputa das competições”, explanou.
O preparador físico ainda se disse satisfeito com a evolução de seus atletas, tendo constatado uma melhora de rendimento dos mesmos, levando-se em conta as condições atuais e as de quando eles se reapresentaram para a atual temporada, no dia 7 de janeiro. Para Juvenilson, o elenco estrelado estará em excelentes condições para disputar, em alto nível, as competições de 2015.
“A evolução dos atletas tem sido satisfatória. A gente ainda não atingiu um estágio de condicionamento ideal e será necessário mais um tempo para isso, mas temos percebido uma evolução através da duração dos treinamentos e do volume das ações. Nós temos treinado em uma intensidade muito boa, no ritmo de jogo, acima de 75% da frequência cardíaca, porém o volume de ações ainda pode melhorar. Daqui em diante, o número de treinos irá diminuir, o que resultará em um aumento da intensidade e da qualidade dos mesmos. Dessa forma, atingiremos um estágio recomendado e os atletas estarão em condições de jogar os 90 minutos em alto nível”, assegurou.
Por fim, o profissional do Clube azul exaltou a importância de se fazer bem uma pré-temporada. Segundo o preparador, este é o período em que os jogadores criam a base muscular, a qual será de extrema importância para que os atletas consigam atuar em partidas sequenciais nos próximos 11 meses.
“O ponto principal de uma pré-temporada é a preparação muscular. Como o calendário brasileiro possui um alto número de jogos, não há a possibilidade de treinar o atleta durante as competições. Os aspectos principais que nós trabalhamos são força e velocidade, aliados a exercício de prevenção. A resistência, a tática e a técnica são aprimoradas através de jogos e treinamentos específicos. A somatória de todas essas abordagens dá a condição necessária para os atletas atuarem em uma boa sequência de jogos ao decorrer do ano”, finalizou.