Colombiano Riascos assinou contrato de três anos com o Cruzeiro (Foto: Tayrane Corrêa)
O novo reforço do ataque cruzeirense, o colombiano Riascos, vai ter que se superar e mostrar a que veio. Com 28 anos, o jogador chega em baixa no Cruzeiro. Ele ficou conhecido para a torcida mineira por ter perdido o pênalti que poderia ter eliminado o grande rival celeste, o Atlético-MG, da Libertadores de 2013, quando defendia o Tijuana.
Coincidentemente, após ter cobrado mal a penalidade, o futebol de Riascos também teve uma queda de produção e o jogador não foi bem nos outros dois mexicanos que defendeu, o Pachuca e o Monarcas Morelia.
Agora, vestindo a camisa azul estrelada do Cruzeiro (veja como foi a apresentação do atacante no vídeo abaixo), Riascos espera reencontrar o bom futebol que o fez ser eleito o melhor em campo nas partidas contra os brasileiros naquela Libertadores de 2013.
- Agora eu acredito que vai ser diferente. Eu cheguei ao país do futebol. Aqui vou recuperar a alegria e gana de jogar. Eu nasci com o futebol. Acredito que vai ser diferente do que foi a última temporada.
Para isto, Riascos vai buscar inspiração em conterrâneos que já vestiram a camisa do Cruzeiro no passado. Um deles é o atacante colombiano Aristizábal. O jogador fez parte do elenco vencedor do Cruzeiro de 2003.
- O Aristizábal é um nome colombiano em alta aqui. Ele também é muito importante na Colômbia. Espero ser igual ou maior do que ele foi aqui. Agora quero aproveitar a oportunidade e marcar meu nome e o da Colômbia aqui.
E para chegar bem para o inicio da temporada, Riascos garante que vai correr atrás do tempo perdido para se igualar aos companheiros, que retomaram o treino no início deste mês.
- Agora estou trabalhando todos os dias. Terminei (o contrato) com Morelia ao final de novembro. Estava na Colômbia trabalhando. Agora quero trabalhar aqui, o grupo está adiantado porque começou em janeiro, tenho de trabalhar duro para ficar como meus companheiros.
Portunhol
Jogando pela primeira vez no Brasil, Riascos já sabe que vai ter que se adaptar ao idioma. Mas o espanhol vai ser um idioma bastante falado na Toca II, já que dos novos reforços, pelo menos três são de países de língua de origem espanhola. São eles: o volante chileno Felipe Seymour, o meia uruguaio De Arrascaeta e o próprio Riascos.
Porém, buscando se firmar no Cruzeiro, Riascos garante que não terá dificuldades de aprender o português.
- Ajuda (ter colegas estrangeiros), mas não vai ser difícil me adaptar ao português. Aos poucos vou aprendendo. Vou olhando, escutando e vou, aos poucos, aprendendo, porque me interessa muito estar aqui no Cruzeiro.
Riascos não acha que idioma será problema e crê em boa adaptação ao futebol brasileiro (Foto: Tayrane Corrêa)
Aprendendo aos poucos a língua, o jogador já tem improvisado no idioma para conhecer o grupo com o qual vai jogar no Cruzeiro.
- Já falei um pouco com os colegas em portunhol. E este é um grupo muito bom, é um grupo muito são.