Leandro Damião tenta voltar a fazer sucesso no Cruzeiro (Foto: Washington Alves/Lightpress)
O atacante Leandro Damião tem um desejo: retomar a boa fase no Cruzeiro, em 2015, a mesma que teve no Internacional entre 2010 e 2013, quando se destacou e chegou à seleção brasileira. A primeira oportunidade será na tarde deste domingo, às 17h (de Brasília), em amistoso contra o Londrina, no Estádio do Café, no interior do Paraná. Após uma temporada ruim no Santos, em que não fez jus ao investimento realizado pelo time paulista, o jogador chega a Belo Horizonte e espera dar a volta por cima. Para isso, Damião pode encontrar um exemplo no próprio Cruzeiro: Marcelo Moreno.
O atacante boliviano, que voltou para o Grêmio, viveu situação parecida. Contratado pelo Cruzeiro no início de 2014, Moreno vinha de uma passagem sem sucesso pelo Flamengo, quando foi reserva a maior parte do tempo. No Cruzeiro, se reencontrou. Foi o artilheiro da equipe na temporada e no Brasileirão, com 24 gols no ano, ao lado de Ricardo Goulart.
Um dos segredos do sucesso de Moreno pode ser o mesmo para Damião: o acerto do Cruzeiro de Marcelo Oliveira. Damião chega ao atual campeão brasileiro, que embora tenha perdido três titulares conseguiu manter uma base. O estilo de jogo e a qualidade do time mineiro pode ser um facilitador.
- O grupo é muito bom, muito qualificado, o treinamento é muito diferente e a gente sabe que cada dia tem que matar um leão ,se não, não vai jogar. Espero me entrosar o mais rápido possível com esses jogadores, mas respeito. Tem o Joel e vários atacantes que podem fazer essa função de centroavante. Estou tranquilo. Quero ajudar o Cruzeiro, independente da opção do treinador.
Damião tenta justificar a temporada ruim pelo Santos. Ele acredita que a lesão no púbis o atrapalhou. Por um tempo, teria jogado com dores. Depois, teve de fazer tratamento; quando voltou, demorou para se encaixar e recuperar o ritmo. O novo camisa 9 do Cruzeiro parecia nome garantido na Copa das Confederações, em 2013. Mas se lesionou um pouco antes, ficou fora dos dois últimos amistosos, perdeu espaço para Jô, e não voltou a ser lembrado por Felipão.
- Infelizmente, na Copa das Confederações eu já estava quase dentro e tive aquela lesão que acabou me atrapalhando e me tirando dela. Espero poder voltar, sim, àquele futebol e poder fazer gols, que é muito importante para o atacante.
Holofotes voltados
Aos 25 anos, Damião chega ao Cruzeiro com tempo pela frente para mostrar futebol. No entanto, desperta cobranças e até suspeitas. Não da torcida cruzeirense, que parece apoiar totalmente o jogador - basta ver a festa feita na apresentação dele, nessa quarta-feira. Mas o próprio atacante sabe que é preciso mostrar serviço desde o início.
- Com certeza o carinho do torcedor todo jogador quer ter. Mas sabe que tem que resultar dentro de campo. Se não fizer seu trabalho, as coisas podem não acontecer, o torcedor pode mudar. Futebol é assim mesmo. Tem que estar preparado e estou me preparando.
Leandro Damião espera voltar a vestir a camisa da Seleção, tendo boas atuações no Cruzeiro (Foto: Mowa Press)
Leandro Damião chega ao Cruzeiro criando expectativas na torcida. Mas ainda precisa trilhar um caminho para assumir o mesmo status de ídolo que tinha Moreno. Com características parecidas ao do antecessor, ele tem exemplo da trilha a seguir.