16/1/2015 09:30
Diretor do Cruzeiro festeja sucesso do programa de sócios-torcedores
Marcone Barbosa diz que os mais de 60 mil sócios ajudam na manutenção do clube mineiro, que recebe representantes de adversários para passar experiência
Diretor de marketing do Cruzeiro, Marcone Barbosa participou do "Arena SporTV" desta quinta-feira e destacou a importância do programa de sócios-torcedores para o equilíbrio financeiro do atual bicampeão brasileiro.
- Tenho um acompanhamento das receitas através dos borderôs de cada jogo e em 2014 atingimos mais de R$ 40 milhões de reais, claro que em arrecadação bruta. É preciso descontar as taxas, impostos e despesas, então ficamos com 60% do faturamento para o caixa do clube. Mas o efeito positivo foi o investimento do clube no programa de sócio-torcedor, que é muito atrativo, com tíquete médio alto e mais de 60 mil engajados. Isso ajuda o clube na relação de fluxo de caixa - destacou o profissional.
Segundo o "Movimento por um Futebol Melhor", a Raposa tem 67.106 sócios ativos, ocupando a quarta colocação no ranking nacional, atrás de Palmeiras, Grêmio e Internacional. Os colorados lideram com 127.960 sócios. Segundo Marcone, o sistema do clube mineiro é referência para uma série de clubes, que pedem informações para se atualizarem.
- Recebemos diversos clubes do Brasil para acompanhar o trabalho desenvolvido aqui, por termos um departamento estruturado desde 2003, em cima de ações que fizemos e deram certo. Há uma preocupação maior com essa área, estão investindo em profissionais capacitados, no marketing e comercial, temos tido bons exemplos - analisou.
Sobre as ações de marketing do clube, o dirigente explicou o porquê de não explorar um jogador de forma específica para atrair mais torcedores, levando em conta a identificação com o clube.
- Não temos hoje nenhum trabalho com imagem individual para divulgação de produtos, mas usamos a de todos em nosso rol de produtos licenciados ou no programa de sócios, na comunicação com o torcedor. São varias ações usando atletas para ter engajamento. Hoje não temos trabalhos específicos, seja com Leandro Damião, Júlio Baptista, Fábio ou outro. Penso que esse uso da imagem exclusiva passa muito pelo pensamento que a própria empresa parceira tem - esclareceu.
2544 visitas - Fonte: Sportv.com