Goulart acertou sua transferência para o Guangzhou Evergrande (Foto: Divulgação)
A China virou um grande mercado para os jogadores brasileiros. A chegada de atletas e treinadores renomados ao futebol do país, além dos altos salários oferecidos, atraíram os brazucas, que vão em busca de sua independência financeira. O último a acertar sua transferência para o país asiático foi o meia-atacante Ricardo Goulart, destaque do time bicampeão brasileiro do Cruzeiro, que foi para o Guangzhou Evergrande. Relembre atletas brasileiros que se aventuraram nesse ‘negócio da China’.
Júnior Baiano
A ida de jogadores para a China não é algo recente. O zagueiro Júnior Baiano, revelado pelo Flamengo e com passagem pela Seleção Brasileira (inclusive, jogou a Copa do Mundo de 1998 como titular), foi se aventurar no futebol chinês no início dos anos 2000. Em 2001 ele saiu do Vasco da Gama e foi defender as cores do Shanghai Shenhua. Ele ficou no clube até 2003, sendo que em 2002 ele chegou a atuar pelo Internacional.
Muriqui
Depois de uma boa temporada no Atlético-MG em 2010, o atacante se transferiu para o Guangzhou Evergrande, onde teve grande destaque e se tornou um dos ídolos da história da equipe. O jogador ficou no clube chinês até 2014 e agora está no Al-Sadd, do Qatar. Muriqui foi revelado pelo Madureira e também tem passagem pelo Vasco.
Elkeson
Bicampeão chinês, melhor jogador da última competição, recordista de gols no país, campeão da Champions asiática... Esses são alguns dos feitos de Elkeson atuando pelo Guangzhou Evergrande. O meia-atacante, que teve passagem por Vitória e Botafogo, foi vendido para a China em 2013 e se adaptou rápido ao futebol do país.
Vágner Love
Revelado pelo Palmeiras, o atacante passou muitos anos jogando no futebol russo, defendendo o CSKA. Depois de voltar ao Brasil e defender o Verdão e o Flamengo, Vágner Love voltou para a Rússia, mas logo se transferiu para a China. O jogador está no Shandong Luneng desde 2013.
Hyuri
O jovem atacante despontou bem no Botafogo no Brasileiro de 2013 e no ano seguindo acertou sua transferência. Com apenas 23 anos, o jogador defende o Guizhou Renhe e vem tendo até um bom desempenho no clube chinês, sendo titular em muitas partidas.
Andrezinho
Outro ex-Botafogo que foi parar na China foi o meia Andrezinho. O jogador de 31 anos defende o Tianjin Teda desde 2013. No clube, ele vem passando por uma fase goleadora, sendo um dos artilheiros do time do Campeonato Chinês.
Aloísio
O atacante apareceu muito bem no Figueirense e viveu grande fase no São Paulo, onde recebeu o apelido de ‘Boi Bandido’ por causa das comemorações dos seus gols. Em excelente momento, o jogador foi negociado para a China em 2014. O atleta de 26 anos defende o Shandong Luneng, mesmo time do atacante Vágner Love.
Elias
O atacante Elias foi outro que teve passagem pelo Botafogo e que despertou o interesse do futebol Chinês. Após algumas boas atuações e gols pelo Alvinegro Carioca, o jogador se transferiu para o Jiangsu Sainty em 2014.
Paulo André
Depois de conquistar muitos títulos no Corinthians, entre eles a Libertadores e o Mundial em 2012, o zagueiro foi negociado para a China. Hoje com 31 anos, o defensor está no Shanghaï Shenhua desde 2014. No início desde ano, Paulo André foi oferecido ao Palmeiras, maior rival do Corinthians.