Jogadores do Cruzeiro festejam título do Brasileiro (Foto: Ramon Bitencourt/L!Press)
Campeão brasileiro e mineiro no ano passado, o Cruzeiro lidera o ranking de clubes brasileiros em 2014. Essa é a terceira edição do estudo, que é feito pela Pluri, empresa especializada em estudos dos clubes de futebol. Campeão da Copa do Brasil, o Atlético-MG ficou em segundo lugar na lista, seguido pelo São Paulo, vice-campeão brasileiro e terceiro lugar na Sul-Americana.
Graças aos títulos e o vice-campeonato da Copa do Brasil, a Raposa ficou com 249, 6 pontos no Ranking. Campeão do torneio nacional em cima do rival celeste, o Galo conquistou 148,7 pontos. Já o São Paulo, mesmo sem título, mas com boas colocações nas competições, terminou com 108,8 pontos.
É o segundo ano seguido em que a dupla mineira lidera o ranking brasileiro de clubes da Pluri.
Entre os 12 clubes de maior torcida, o Botafogo foi o pior colocado (último de todo o ranking), com pontuação negativa de 15 pontos, em função do rebaixamento do Brasileirão.
No acumulado dos últimos 7 anos (2008-2014), o Corinthians manteve a liderança pelo 4º ano consecutivo com 1.016 pontos, em boa parte devido aos 421 pontos obtidos em 2012, ano da conquista do Mundial.
Ainda no acumulado entre 2008 e 2014, o Internacional manteve a 2ª posição pelo 5º ano seguido, com 846 pontos, ainda sustentado pelos excelentes resultados do triênio 2008-2010. O Cruzeiro subiu 2 posições (ultrapassando Santos e Fluminense), com 828 pontos, passando da 5ª para a 3ª posição. No mesmo período, o Botafogo segue como o pior classificado entre os 12 clubes de maior torcida no Brasil.
O ranking abrange os resultados de todos os campeonatos Estaduais, Regionais, Nacionais e Internacionais dos quais os clubes brasileiros participam. O critério de avaliação leva em consideração o grau de dificuldade de cada competição, em função do nível e da quantidade dos clubes participantes.
CONFIRA OS 20 PRIMEIROS MELHORES CLUBES DE 2014 E DOS ÚLTIMOS 7 ANOS