logo

4/1/2015 10:58

Após quatro anos de espera, técnico vê Shakhtar 'em pé de igualdade' com brasileiros

Após quatro anos de espera, técnico vê Shakhtar em pé de igualdade com brasileiros
Mircea Lucescu, técnico do Shakhtar Donetsk e ex-capitão da seleção romena

Na última sexta-feira, o Shakhtar Donetsk confirmou que fará uma série de cinco amistosos em sua inter-temporada por terras brasileiras: Bahia, Flamengo, Atlético-MG, Internacional e Cruzeiro serão os rivais de 16 a 25 de janeiro.

O técnico Mircea Lucescu, que já esteve no país ainda em sua época de jogador, disse que existia um sonho antigo de atuar com o campeão ucraniano no Brasil.

"Fazia já quatro anos que estávamos procurando uma oportunidade para fazer a inter-temporada no Brasil, mas nunca foi possível. Embora, provavelmente, seja até melhor que tudo tenha acontecido precisamente agora, uma vez que chegamos a um nível tal que já podemos jogar em pé de igualdade com os melhores clubes do Brasil", afirmou em entrevista ao site oficial dos 'mineiros'.

O Shakhtar conta com 14 atletas brasileiros em seu elenco, entre eles Luiz Adriano (artilheiro da atual Liga dos Campeões e revelado pelo Inter, onde conquistou o Mundial de Clubes), Bernard (campeão da Libertadores pelo Atlético-MG e presente na Copa do Mundo de 2014) e Douglas Costa (recém-convocado por Dunga).

Questionado sobre a diferença entre o futebol jogado na Europa e no Brasil, o romeno Lucescu respondeu: "Na Europa o futebol é mais disciplinado. Aqui tudo se constrói com base na preparação física e tática: o jogo é rápido e intenso, não há tempo para pensar. Já o futebol brasileiro é mais calmo, não tem tanta agressividade. Lá, cada jogo é um show, é um espetáculo do verdadeiro futebol".

Ele também citou o confronto entre as seleções de Romênia e Brasil na Copa de 1970 - quando era o capitão de seu time. "Eu sempre amei o futebol brasileiro. Fui capitão do time da Romênia na Copa do Mundo no México e foi aí que troquei de camiseta com o Pelé. É verdade que na altura perdermos por 3x2. Eu tinha apenas 24 anos de idade..."

"Me lembro que na Copa do Mundo seguinte a seleção da Romênia fez a concentração de preparação precisamente no Brasil. E aí joguei por todo lado: em Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campinas. Conheço todas essas cidades. Fiquei muito impressionado com o estilo de jogo deles, com o seu talento, técnica, comportamento em campo, a atmosfera nos estádios...", recorda-se Mircea Lucescu.

Veja abaixo as datas do tour do Shakhtar pelo Brasil:

16 de janeiro - Shakhtar x Bahia, Salvador
18 de janeiro - Shakhtar x Flamengo, Granada Cup, Brasilia
21 de janeiro - Shakhtar x Atlético Mineiro, Belo Horizonte
23 de janeiro - Shakhtar x Internacional, Porto Alegre
25 de janeiro - Shakhtar x Cruzeiro, Granada Cup, Brasilia

1653 visitas - Fonte: ESPN




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Friendlies Clubs

Qua - 21:30 - -
X
Cruzeiro
Sao Paulo

Brasileiro

Dom - 16:00 - Alfredo Jaconi
0 X 1
Juventude
Cruzeiro