logo

3/1/2015 12:42

OFF - Guia da Copa São Paulo de Juniores 2015: Rio, Minas e Bahia

O Esporte Interativo preparou um resumo completo da Copa São Paulo deste ano, com entrevistas de promessas dos principais clubes do Brasil

OFF - Guia da Copa São Paulo de Juniores 2015: Rio, Minas e Bahia
A maior competição de futebol de base no Brasil está para começar e a equipe de reportagem do Esporte Interativo preparou um guia para o torcedor saber como seu clube do coração vai entrar na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2015. Para organizar, as grandes promessas dos maiores clubes do Brasil contaram suas expectativas para a competição, que reúne 104 clubes do nosso futebol. Os próprios jogadores falaram seus pontos fortes, as dificuldades e o que a torcida pode esperar de cada time.

As equipes da Copa São Paulo são divididas em 26 grupos, cada um estabelecido em uma cidade do estado. Cada grupo tem o seu cabeça de chave, compostos pelos 20 times da Série A do Campeonato Brasileiro, além de Vasco, Atlético-GO, Paraná, Fortaleza, Ceará, Ponte Preta e Guarani. Ao final da primeira fase, na qual os quatro times de cada grupo se enfrentam, os melhores de cada chave avançam às eliminatórias, mais os seis melhores segundos colocados. A partir daí, é fase de mata-mata em jogo único até a grande final, no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo.

Nessa primeira parte, confira o especial com as equipes do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia que vão disputar a maior competição de clubes do Brasil.

Conheça as feras dos principais clubes da Copinha:

ATLÉTICO-MG
O Atlético-MG é tricampeão da Copinha e entra cheio de responsabilidade. O time profissional é um dos melhores do Brasil e os garotos do Galinho carregam esse status na bagagem. Mas de acordo com o goleiro Rodolfo, esse é um fator positivo para a equipe alvinegra, que vai contar com alguns jogadores recém promovidos da equipe juvenil. O camisa 1 citou o atacante Capixaba, que vai completar 18 no próximo dia 09, como o destaque dentre os atletas mais jovens. Rodolfo é um dos mais experientes do grupo que vai disputar a Copinha. O jogador já passou pelas seleções de base e afirma que essa experiência conta bastante para o elenco do técnico Rogério Micale.

“Dentro do grupo, eu procuro passar a importância de se dedicar, descansar no dia a dia, se preocupar em treinar bem e procurar fazer tudo certo, porque o trabalho é reconhecido e reflete para o clube”, disse o goleiro.

O torcedor atleticano também deve ficar de olho no meia Bruno Tabata, canhoto e habilidoso e que já chamou a atenção até de clubes do exterior, e do atacante Filipinho, que subiu recentemente de categoria e é uma das promessas da nova geração do Galo.

Grupo T: São Bernardo-SP, Sete de Setembro-AL e Unaí-DF

Sede: São Bernardo do Campo

CRUZEIRO
O time sub-20 do Cruzeiro carrega a maior responsabilidade entre todos os times da Copinha. O time profissional é bicampeão brasileiro e o clube não conquista uma Copa São Paulo desde 2007, a única da história da Raposa. Para isso, o elenco conta com o atacante Hugo Ragelli, que chegou a atuar nas últimas partidas do elenco principal e até marcou gol. Ele é uma das maiores promessas do futebol mineiro e comentou como a boa fase do time de cima influencia os garotos do sub-20.

“O time profissional estando bem, a base tem que formar atletas muito bons para encaixar nesse elenco. Isso motiva, né. Tem que se enquadrar no padrão dos profissionais do Cruzeiro”, afirmou Ragelli.

O zagueiro Fabrício também é uma das apostas da equipe do técnico Paulo Ricardo. O defensor foi titular absoluto durante a Copa do Brasil e o Brasileiro da categoria e acredita em um Cruzeiro aguerrido, apesar de entrar com um time bem jovem. Com limites de jogadores nascidos até 95, a Raposinha vem com uma equipe repletas de atletas de 96 e 97. Mas para Fabrício, isso não prejudica.

“Pode ser um incentivo a mais para a galera mais jovem. As peças que saíram da nossa equipe foram para o profissional, mas a torcida pode ter certeza que quem chegou vai corresponder à altura”, declarou o defensor.

Os dois atletas entrevistados destacaram o experiente zagueiro Bruno Viana e o volante Gabriel Moura como os nomes a serem observados pela torcida celeste nessa Copinha.

Grupo O: Primavera-SP, ABC e Araguaína-TO

Sede: Indaiatuba


BAHIA
O futebol de base do Bahia fez história em 2014. No Campeonato Baiano, o Tricolor conquistou o título das três categorias em disputa: sub-16, sub-18 e sub-20, além do título estadual da equipe profissional. O grupo do Bahia que vai para essa Copa São Paulo foi formado recentemente, com a promoção de alguns jogadores do vitorioso time juvenil. Assolado por problemas médicos, o elenco tricolor perdeu cinco jogadores por lesão, além dos desfalques de Pará, Bruno Paulista, Iuri e Rômulo, que vão participar da pré-temporada entre os profissionais. A equipe de Aroldo Moreira apelou para os juvenis para compor os 18 relacionados para a Copinha. Dentre eles, o destaque fica para o meia Endrick. Na última Copa São Paulo, o Bahia decepcionou e foi eliminado ainda na primeira fase. Por isso, o jogador sabe que o grupo precisa ter atenção, mesmo nos jogos que parecem mais fáceis.

“No ano passado, não fizemos uma boa competição, fomos eliminados para times menores. Então a gente está ciente das dificuldades, mas também sabemos que a responsabilidade de se classificar é nossa”, alertou.

O jogador destacou o ataque veloz e a disciplina tática da equipe baiana. Como mostrou na Copa do Brasil, é uma equipe que sabe se postar em campo e sair para o ataque nos momentos certos. Sabendo da fase difícil que vive o time profissional, rebaixado para a Série B do Brasileirão em 2014, Endrick fez questão de elogiar a base tricolor e dar méritos aos garotos que vestem a camisa do clube.

“A gente entra com uma responsabilidade grande, pelo momento que o time profissional do Bahia vem passando. Então entramos com a responsabilidade de mostrar para o torcedor do Bahia que a base é a gente”, afirmou o jogador.

Grupo E: Grêmio Prudente-SP, Osasco Audax-SP e Comercial-MS

Sede: Presidente Prudente


VITÓRIA

O ano de 2014 não foi dos melhores para o futebol do Leão. Vice-campeão em todas as categorias do Campeonato Baiano, inclusive nos profissionais, o Vitória ainda foi rebaixado no Campeonato Brasileiro. O melhor momento do Rubro-Negro foi a Copa do Brasil Sub-20, mas o título não veio, ao perder a final para o Internacional. Mesmo assim, bons nomes podem ser destacados da equipe vice-campeã. Um deles é o goleiro Ronaldo, de 18 anos, escolhido o melhor goleiro da competição. Com uma grande exibição na final do torneio, promete segurança para essa Copinha. O meia Linik, de 18 anos, destacou à reportagem do Esporte Interativo outros nomes: o volante Borges e o atacante Gabriel Pereira, dois dos mais experientes do grupo e que vão merecer a atenção do torcedor rubro-negro. Linik, que já teve passagens pelas seleções de base, disse que os jogadores não devem se assustar com a pressão de jogar em uma equipe grande.

“A camisa não pesa de jeito nenhum. Todo jogador que sonha em ser grande, tem que se acostumar com a cobrança e aqui é muita cobrança. Isso não pesa. Pelo contrário, nos dá orgulho e mais vontade de conquistar títulos. Porque é isso que o Vitória faz: formar jogadores e conquistar títulos”, afirmou.

Com a responsabilidade de acabar com a sina de vices do último ano, a equipe dos técnicos Wesley Carvalho e Hamilton Mendes perdeu alguns jogadores que foram destaque na campanha da Copa do Brasil, como o zagueiro Vinícius. Mas o peso de ser um dos maiores clubes no Nordeste já credencia o Leãozinho a um time que pode ir longe nessa Copa São Paulo.

Grupo N: Atibaia-SP, Portuguesa-SP e Porto-PE

Sede: Atibaia



FLAMENGO

Em 2014, o Flamengo caiu nas oitavas de final da Copa São Paulo para o Corinthians, que viria a ser vice-campeão. Um ano depois, o Rubro-Negro manteve a base da equipe para voltar mais experiente em 2015. Diferente de muitos outros clubes grandes, como os rivais Vasco e Fluminense, o Fla entra com um time com muitos jogadores no último ano como juniores. Alguns atletas já tiveram passagens e treinaram ao lado do elenco profissional, como o lateral-esquerdo Jorge. Mas o principal nome da equipe deve ser o centroavante Douglas Baggio, o talentoso homem-gol do time. Com o objetivo de conquistar o título, o zagueiro e capitão Rafael Dumas, que esteve na última Copinha pelo Flamengo, já avisou que os jogadores vêm mais experientes.

“O grupo está maduro para caramba. Não mudamos quase peça nenhuma desde o início de 2014, jogamos o ano inteiro juntos e estamos mais preparados do que no ano passado”, afirmou Dumas ao Esporte Interativo.

Em relação à primeira fase do torneio, o zagueiro sabe que é preciso muita atenção ao enfrentar os clubes de menor expressão. No grupo Q, o Fla vai ter pela frente Grêmio Osasco, Sampaio Corrêa e Vilhena.

“A gente não pode perder para a gente mesmo. Eles vão vir para jogar o jogo da vida deles e nós já sabemos como é”, finalizou o capitão.

Grupo Q: Grêmio Osasco-SP, Sampaio Corrêa-MA e Vilhena-RO

Sede: Osasco

3996 visitas - Fonte: EsporteInterativo.com.




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Friendlies Clubs

Qua - 21:30 - -
X
Cruzeiro
Sao Paulo

Brasileiro

Dom - 16:00 - Alfredo Jaconi
0 X 1
Juventude
Cruzeiro