São 104 clubes e apenas uma taça. No entanto, para a maioria, o título não é a principal meta. Inclusive para os principais clubes do Brasil. As equipes mais expressivas do país entram na Copa São Paulo de Futebol Júnior com um objetivo claro: captar possíveis nomes para os elencos profissionais já em 2015. Não em vão alguns clubes integrarão dirigentes dos times principais em suas delegações que irão à Copinha, que terá seu pontapé inicial na manhã deste sábado, com o jogo Primavera-SP x Araguaína.
O GloboEsporte.com apresenta um pouco mais sobre o elenco que cada um dos maiores clubes do Brasil levará ao torneio. Atual bicampeão, o Santos terá um time bem jovem, com jogadores sub-18 – a Copinha é sub-20. São Paulo e Vasco seguirão o modelo. O Tricolor, que viveu uma completa reformulação em sua base recentemente, tem pretensões modestas para a competição. Atual campeão brasileiro sub-20, o Corinthians chega como um dos favoritos. O Timão é o maior campeão da Copinha, com oito títulos.
Veja mais sobre a preparação, os destaques e os grupos de cada time:
flamengo
O Flamengo está no Grupo Q da Copinha, ao lado do anfitrião Osasco, Vilhena-RO e Sampaio Corrêa. Na luta pelo tricampeonato, o técnico Zé Ricardo tem duas esperanças: o meia Jajá e o atacante Douglas Baggio. Ambos completam 20 anos em 2015. O poder ofensivo da equipe que disputará o torneio é o atrativo da equipe rubro-negra. O time foi campeão do Torneio Octávio Pinto Guimarães, em novembro, mas caiu na primeira fase do Brasileiro Sub-20, em dezembro.
Botafogo
Botafogo é atual campeão Carioca sub-20 (Foto: Reprodução/Faceboook)
O Botafogo está no Grupo G da Copa SP. O sergipano Itabaiana, o anfitrião São Carlos e o XV de Piracicaba serão seus adversários. A equipe de Maurício Souza está embalada pelo título carioca e a boa campanha no Brasileiro Sub-20. O forte do grupo é a defesa, com o goleiro Saulo, o lateral-direito Erick, o zagueiro Igor Rabello e o volante Vinícius Tanque. Foram apenas 26 gols sofridos em 38 jogos no estadual da categoria, e apenas quatro gols tomados no Brasileiro, em dezembro.
Vasco
O Vasco está no Grupo P da Copinha, ao lado de Araxá, Serrano-BA e Taubaté. O Cruz-Maltino busca o segundo título no torneio. Foi campeão em 1992 com a geração de Valdir, Leandro Ávila e Pimentel. O ex-atacante Sorato deixou o comando do time sub-20 e deu lugar a Rodney Gonçalves, que já trabalhou no clube entre 1998 e 2008 e lançou nomes como Alex Teixeira, Souza e Alan Kardec. O meia Bruno Consendey é a principal aposta da equipe, que tem vários garotos do time sub-17.
Fluminense
O Fluminense está no Grupo F da Copinha, em Bauru, junto com Comercial-PI, Luverdense e Noroeste. O Tricolor é o segundo maior vencedor do torneio, com cinco títulos, mas não leva o caneco desde 1989. O time, comandado pelo técnico Marcos Valadares, será o mesmo que chegou às semifinais do último Brasileiro sub-20 e foi eliminado nos pênaltis pelo Atlético-PR. Os destaques da equipe tricolor são o atacante Euler, o volante e capitão Marlon Freitas e o lateral-direito Breno.
Corinthians
Corinthians é atual campeão sub-20 (Foto: Wesley Santos / Agência Corinthians)
Maior vencedor da Copinha, com oito títulos, e atual campeão brasileiro sub-20, o Corinthians entra no torneio como um dos grandes favoritos. Em 2014, Timão foi vice-campeão, mas revelou Malcom para a equipe profissional. O gaúcho Osmar Loss comanda o time e tem o atacante Gustavo Tocantins como grande destaque. O meia paraguaio Gustavo Vieira, convocado por sua seleção para o sul-americano da categoria, será desfalque. A defesa alvinegra também é um dos pontos fortes. O Corinthians está no Grupo W, com Guaicurus, Rio Branco-AC e Barueri.
Palmeiras
O Palmeiras está no Grupo J, ao lado de Desportiva Ferroviária, Inter de Limeira e Murici. O Verdão é o único grande de São Paulo que ainda não conquistou um título da Copinha. Para 2015, a meta principal do técnico Diogo Giacomini não é acabar com o jejum, mas sim revelar bons nomes para a equipe profissional. O zagueiro Thiago Martins, o volante Matheus Sales, o lateral-direito Léo Cunha, o meia Juninho e o atacante Gabriel Jesus, que já integraram o plantel principal, são os principais nomes do time que disputará o torneio.
Santos
O Santos é sempre uma das atrações da Copinha. Atual bicampeão e conhecido por revelar grandes jogadores, o Peixe irá para a competição com uma equipe formada por vários jogadores que, em 2014, atuaram pelo sub-17. O time novamente será comandado por Pepinho Macia, filho do ex-ponta-esquerda Pepe, ídolo do Santos. Dos titulares da equipe campeã no ano passado, apenas três jogadores permanecem para este ano: o goleiro João Paulo e os meias Serginho e Fernando Medeiros, que é o principal destaque da equipe neste ano. O Santos está no Grupo D, ao lado de Linense, Penapolense e Babaçu-MA.
São Paulo
Menta é o técnico do São Paulo (Foto: site oficial do São Paulo FC)
Com uma equipe jovem, o São Paulo entra na Copinha com objetivos modestos. O time ainda se adapta com algumas mudanças feitas nas categorias de base, ocasionadas após o desentendimento entre o atual presidente, Carlos Miguel Aidar, e o ex-mandatário, Juvenal Juvêncio, que era diretor do departamento. Em meio a tudo isso, o técnico Menta espera montar uma equipe competitiva e ofensiva para o torneio. O lateral-esquerdo Matheus Reis e o atacante Joanderson são os principais nomes do time. O Tricolor está no Grupo V, com o São José dos Campos, Serrano-PB e São Raimundo-RR.
Internacional
O Internacional está no Grupo L da Copinha, junto com Galícia, Ituano e São Bento. Apesar da campanha ruim no Brasileirão Sub-20, os meninos do Colorado foram campeões da Copa do Brasil da categoria e esperam repetir o bom desempenho. O título da Copa SP não vem desde 1998, quando os gaúchos conquistaram a terceira taça. José Leão comanda a equipe, que tem destaques como os meias Gustavo Ferrareis e Andrigo, além do atacante Bruno Gomes.
Grêmio
Não basta ter o DNA da raça, é preciso colocar em prática. Com essa filosofia que a garotada do Grêmio entra na edição 2014 da Copinha. E com a bênção de Luiz Felipe Scolari. O técnico do time principal teve uma conversa recente com os jogadores da base e pediu agressividade, pegada e imposição física. O treinador James Freitas espera seguir a receita para levar o Tricolor ao primeiro título da competição. A equipe está no Grupo B, em São José do Rio Preto, com Rio Preto, América-SP e Confiança-SE. A maior parte do elenco é do sub-19, além de sete que disputaram o Brasileirão sub-20 e dois juvenis. Nicolas Careca, que já trabalhou com Felipão no profissional, e Luis Felipe são os destaques.
Cruzeiro
Hugo Ragelli já fez gol no profissional e será atacante do Cruzeiro na Copinha (Foto: Reprodução/TV Globo Minas)
Forte no profissional, forte na base. O Cruzeiro leva para a edição 2014 da Copinha a base do time que foi semifinalista no Brasileiro sub-20 e perdeu a vaga na final para o Corinthians, nos pênaltis. A equipe do técnico Paulo Ricardo terá cinco mudanças na equipe titular em relação ao grupo que disputou a competição no mês passado, mas ainda assim espera chegar bem para buscar o segundo título do torneio. A aposta é no atacante Hugo Ragelli, que já fez até gol pelo profissional. O Cruzeiro está no Gurpo O, em Indaiatuba, ao lado de ABC-RN, Primavera-SP e Araguaína-TO.
Atlético-mg
O desafio do Galinho na Copinha 2014 vai além dos adversários e da dificuldade de adaptação à grama sintética nos jogos da primeira fase, em São Bernardo do Campo. A equipe comandada pelo técnico Rogério Micale enfrenta um período de entressafra na base, com muitos jogadores subindo para o profissional. O Atlético-MG vai usar a base da equipe campeã da Copa do Brasil Sub-17. O time está no Grupo T, que conta ainda com São Bernardo, Unaí-DF e Sete de Setembro-AL.