Marcelo Moreno foi um dos artilheiros do Cruzeiro nessa temporada
Foto: Cristiano Andujar / Getty Images
E mais uma vez o Cruzeiro tem a missão de resgatar o futebol de um centroavante, desta vez de Leandro Damião. O time mineiro confirmou na noite dessa segunda-feira o novo reforço por empréstimo de um ano e o jogador chega a Belo Horizonte com o sonho de dias melhores em sua carreira. Damião sonha em ter um recomeço no Cruzeiro assim como o atacante Marcelo Moreno.
O boliviano tem histórico parecido, com um bom começo de carreira, mas depois com queda. Moreno chegou ao time azul celeste no início de 2014, também por empréstimo, liberado pelo Grêmio que o usou como moeda de troca, além disso foi reserva no Flamengo em 2013 e desembarcou na capital mineira com pouco crédito.
Marcelo deixou Belo Horizonte com o término da temporada sendo Campeão Brasileiro com o Cruzeiro, entre os artilheiros do torneio nacional, e tido como importante para o elenco gremista em 2015, confirmado pelo técnico Felipão.
Damião quer ter caminho parecido no Cruzeiro. Depois de uma queda no Internacional e desprestigiado no Santos, o jogador chega a BH com o sonho de voltar a ter dias melhores e voltar a sonhar com a Seleção Brasileira – onde já sonhou defender a equipe, inclusive, na Copa do Mundo.
Damião teve um começo de carreira arrasador. Inicialmente no Internacional, clube que o mostrou para o futebol, em 2010, o atacante apareceu como uma grata surpresa e surpreendeu ajudando já no título da Copa Libertadores. Seu principal momento, no entanto, aconteceu em 2011. Na temporada, o jogador marcou 38 gols e foi destaque absoluto da equipe do Rio Grande do Sul. No total, Damião atuou em 181 jogos e marcou 89 gols.
Leandro Damião não teve uma boa passagem pelo Santos em 2014
Foto: Leandro Martins / Futura Press
Os bons jogos deram vaga na Seleção Brasileira. Damião foi bem em algumas partidas, mas nunca teve grande destaque com a camisa verde-amarela. O jogador chegou a ser convocado para a Copa das Confederações em 2013, mas foi cortado por uma contusão e deu vaga ao ex-atleticano Jô.
Em 2013, porém, o jogador em queda na carreira se transferiu ao Santos. O rendimento seguiu caindo e o atleta passou a ser constantemente criticado. Seu primeiro gol pelo time santista, inclusive, ficou marcado com um choro, um desabafo do atleta que vivia turbulência e falta de gols.
Sem agradar no Santos também, com apenas 11 gols durante todo o ano, Damião foi liberado ao Cruzeiro para um empréstimo de um ano. Ao término do contrato, o time mineiro terá a opção de ficar com o jogador em definitivo por cerca de 16 milhões de euros (cerca de R$ 52,5 milhões).