A última rodada do Brasileirão está recheada de suposições sobre a badalada “mala branca”. Ao contrário do que se pode imaginar, não são só os clubes que lutam contra o rebaixamento que podem movimentar as contas bancárias para incentivar os adversários de seus concorrentes na briga para fugir da degola.
Além da disputa contra a queda e da briga pela melhor posição para a Libertadores da próxima temporada, graças ao regulamento do Brasileirão, que prevê oito clubes classificados diretamente para a fase de oitavas de final da Copa do Brasil, Grêmio e Fluminense também entram como interessados em incentivar outros clubes. Isso porque, como apenas cinco brasileiros estarão na Libertadores 2015 e não seis como este ano (Atlético-MG era o campeão e já tinha vaga garantida), uma das vagas para a fase posterior da Copa do Brasil será dada pela classificação do Brasileirão e será disputada pelos tricolores gaúcho e carioca.
O Esporte Interativo listou os clubes que podem receber incentivos na última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Confira:
Nas partidas de sábado (6), o Criciúma apesar de já rebaixado, pode receber um incentivo para o duelo contra o Corinthians. Caso a equipe catarinense vença, o Internacional poderia perder sua partida que ainda assim ficaria com a vaga direta na fase de grupos da Libertadores.
Na outra partida de sábado (6), uma "mala branca" também pode pintar no Orlando Scarpelli. Isso porque o Corinthians precisa que o Figueirense, de férias na competição, provoque um tropeço do Internacional para poder terminar o Brasileirão na terceira colocação (Foto: Site Oficial do Figueirense)
Já no domingo (7), o Atlético-PR será decisivo para a luta contra o rebaixamento. Isso porque caso os paraenses não vençam o Palmeiras, Bahia e Vitória estarão rebaixados. Por isso, o Furacão pode receber um incentivo da dupla baiana para derrotar o alviverde paulista.
Seguindo na briga contra a degola o Santos, também sem pretensões na competição, encara o Vitória, no Barradão. O alvinegro praiano poderia receber um incentivo do Bahia, que precisa de um tropeço do Leão, e até do rival Palmeiras, que se tranquilizaria com uma derrota do Vitória (Foto: Site Oficial do Santos)
O último que pode influenciar na briga contra a queda é o Coritiba. De férias, o Coxa recebe o Bahia e poderia ganhar um incentivo para derrotar o Tricolor de Aço e tranquilizar Palmeiras e Vitória (Foto: AGIF)
Na briga pela vaga direta na Copa do Brasil, o campeão Cruzeiro pode receber incentivo também. Já campeão e em clima de férias a Raposa pode ganhar do Grêmio uma motivação para derrotar o Fluminense, já que os gaúchos precisam que o clube das Laranjeiras seja derrotado para terminar a frente na tabela e garantir a vaga na fase de oitavas de final da Copa do Brasil (Foto: Site Oficial do Cruzeiro)
Por último, o Flamengo também pode ser decisivo na briga pela vaga direta na fase de oitavas de final da Copa do Brasil. O rubro-negro pode receber incentivo do rival Fluminense, para derrotar o Grêmio e evitar que os gaúchos ultrapassem o tricolor carioca. (Foto: Marcos de Paula / ESTADÃO CONTEÚDO)