Cruzeiro, Atlético-MG e Internacional puderam conhecer no sorteio da Copa Libertadores 2015, realizado na última terça-feira, na sede da Conmebol, os caminhos que terão pela frente para chegar ao topo da América. Já o campeão brasileiro, Cruzeiro, tem motivos para comemorar. As bolinhas foram generosas com a Raposa, visto a boa equipe que tem, e enfrentará times de pouca expressão no cenário continental. Pelo lado do Galo, acostumado às dificuldades, o Alvinegro não terá vida fácil se quiser sagrar-se bi-campeão. O Colorado, por sua vez, ainda luta por uma vaga direta com o Coritnhians, e a decisão de terceiro lugar no Brasileirão será crucial, já que o time do Sul poderá cair no Grupo da Morte caso se classifique através da primeira fase da Libertadores.
A CHANCE CRUZEIRENSE
Rindo à toa, o Cruzeiro foi a equipe que se deu melhor no sorteio. Atual bi-campeão brasileiro, o único dos times do país que chegou às quartas de final no ano passado, a Raposa tem tudo para fazer bonito nesta edição, já que figura o Grupo 3, junto a Mineiros (VEN), Universitário de Sucre e espera o duelo entre um representante do Peru e o Huracán. A dificuldade fica por conta da altitude, já que o Universitário de Sucre atua a 2800 metros acima do nível do mar, algo que sempre preocupa as equipes brasileiras. Se passar, vale destacar também o Huracán, considerado o ''sexto grande'' da Argentina.
Marcelo Oliveira renovou por mais um ano e vai comandar a Raposa na Liberta (Foto: Peu Ricardo / LANCE!Press)
OBSTÁCULOS PARA O GALO
O memorável título de 2013 dá ao Atlético-MG status de favorito, além das ótimas campanhas recentes em torneios mata-mata. Porém, o Galo prevê uma fase de grupos complicada em 2015. Além do Colo-Colo, atual campeão campeão chileno, o Atlético-MG viajará até o México, já que o Atlas também figura o Grupo 1 da Libertadores, e tais viagens podem ser desgastantes para o atual campeão da Copa do Brasil. Apesar das duas pedreiras, o Alvinegro, acostumado às dificuldades, tem totais capacidades para conseguir a classificação.
O Atlético-MG foi campeão em 2013, e busca o bi da competição continental (Foto: Gil Leonardi / LANCE!Press)
O IMPASSE COLORADO
Porém, a trilha mais ingrata pode ficar com o Internacional. A luta pela terceira colocação, com o Corinthians, determina o futuro do Colorado. Empatado em pontos com o time paulista (66), o Inter jogará no sábado contra o Figueirense, enquanto o Coringão enfrenta o Criciúma. Se vencer, o Inter confirma a terceira colocação, o que dará ao time do sul uma vaga no Grupo 4, com Emelec, atual campeão equatoriano, um representante do Chile, além de aguardar o embate entre Monarcas e The Strongest, tetra campeão boliviano, entrando em um grupo mais ''fácil''. Isso porque se perder a terceira posição, o Internacional terá que disputar a primeira fase da Libertadores, e, se passar, ingressará no Grupo 2. São Paulo, que dispensa apresentações, o San Lorenzo, atual campeão do torneio, e Danúbio, campeão uruguaio, figuram o Grupo da Morte.
Camisa 10, D'Alesandro é a alma do Inter nesta Libertadores-2015 (Foto: Ricardo Rímole / LANCE!Press)