Fotos: Renato Araújo - Divulgação/Sada Cruzeiro
No grande clássico do vôlei mineiro, melhor para o Sada Cruzeiro que, na noite dessa quarta-feira, venceu o Minas Tênis Clube no tie-break. Jogando na Arena JK, os cruzeirenses impuseram um ritmo pesado nos dois primeiros sets, viram o adversário reagir e empatar a partida, mas venceram com parciais de 25/16, 25/17, 18/25, 22/25 e 15/09. Com esse resultado, o invicto time azul continua na liderança da Superliga, com nove vitórias seguidas e um total de 26 pontos.
No duelo disputadíssimo, o central Éder foi eleito o melhor em quadra e recebeu o troféu VivaVôlei. Ele destacou o crescimento do adversário e a reação celeste. “É claro que não queríamos perder o terceiro e o quarto sets, mas esse jogo serviu para mostrar também esse nosso poder de reação. O time deles começou a jogar melhor. Mas o nosso objetivo principal é não deixar acontecer essa queda de rendimento, não baixar o nível. E em uma situação de pressão, em um tie-break, conseguimos voltar ao nosso melhor ritmo”, afirmou o central.
Com 15 pontos marcados, o cubano Escobar, do Minas, foi o maior pontuador do confronto. E no lado celeste, o ponteiro Leal e o oposto Wallace marcaram 14 pontos cada um.
O experiente Douglas Cordeiro também exaltou a retomada do grupo no decorrer do jogo. “Foi muito importante para nós conseguirmos essa vitória hoje. Nosso grupo é muito forte e vem crescendo a cada jogo. Nos dois primeiros sets a gente imprimiu um nível altíssimo e depois o Minas melhorou. Mas a gente precisa trabalhar essas oscilações”, disse Douglas.
O próximo desafio do elenco de Marcelo Mendez será em casa, no Ginásio de Contagem. Neste sábado, 06/12, às 21h30, a equipe celeste recebe o Vôlei Brasil Kirin, segundo colocado na tabela com 25 pontos.
O jogo
Com William distribuindo muito bem o ataque, o Sada Cruzeiro iniciou a partida com ritmo acelerado. O bom saque, que alternava viagem e balanceado, dificultava a recepção do Minas e foi uma das armas da Raposa no primeiro set.
A segunda parcial iniciou com mais equilíbrio, e com o dono da casa melhorando no serviço. Mas o ímpeto minastenista só durou até a primeira parada técnica. O Sada Cruzeiro continuou com o bom sistema defensivo, uma atuação incisiva do bloqueio e não desperdiçou os seus contra-ataques, para abrir 2 a 0.
No terceiro set a equipe do Barro Preto parecia menos concentrada. O Minas voltou a sacar melhor, conseguiu uma boa vantagem com quatro pontos de bloqueio, seguiu na frente e diminuiu o placar em 2 a 1.
Os cruzeirenses tentavam retomar o ritmo no quarto set e o Minas aproveitava o bom momento. Os dois times disputavam ponto a ponto, mas a equipe celeste errou mais e o jogo foi para o tie-break.
Com Isac no saque o Sada Cruzeiro abriu logo 5 a 0 no início do quinto set, com dois pontos de bloqueio e dois aces do central cruzeirense. A Raposa continuou na frente do placar e finalizou a partida em 15 a 9.
Sada Cruzeiro – William, Wallace, Winters e Leal, Éder e Isac e o líbero Serginho. Entraram PV, Fernando Cachopa, Filipe e Douglas Cordeiro. Técnico – Marcelo Mendez
Minas Tênis Clube - Everaldo, Escobar, Canuto e João, Flávio e Otávio e o líbero Lucianinho. Entraram Samuel, Lucas, Felipe e Pétrus. Técnico Nery Tambeiro.